BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, outubro 29, 2013

João maior do que um cavalo....Estímulos matemáticos e literários> 29/10/13

"Se considerarmos a literatura, de um lado, como representante do imaginário e a matemática, de outro lado, como representante do lógico a união das duas significaria um passo para a unificação de um processo de (in)formação da educação para o ser humano." 

Carinho, solidariedade,  encontro e  possibilidades 
que residem nas diferenças. 
Símbolos matemáticos
João Maior Do Que Um Cavalo e Maria Menor Do Que Um Burro
De Pedro Calloni, Ilse Rodrigues Garro e Antonio Calloni
Ilustrações de Rosana Urbes
João Maior Do Que Um Cavalo vai se casar com Maria Menor Do Que Um Burro e, por isso, sai em busca de um presente para ela que seja maior do que a alegria, menor do que a tristeza e do mesmo tamanho do seu grande amor. Será que João vai achar o presente perfeito?Há quem diga que escrever histórias infantis seja muito complicado porque exige dialética para conseguir lidar adequadamente com temas que possam interessá-las e, além de entretê-las, também venham a compreender a tal da mensagem embutida no texto. Bem, polêmicas à parte, devo confessar que este livro é muito divertido, fácil de ler, com um tema universal e que, sim, as crianças vão alcançar o significado de tudo sem muito esforço mas não no exato momento da leitura mas com o tempo. Aliás, como tudo na vida.
Ilustração por Rosana Urbes
Acompanhar a jornada de João, um rapaz enorme (mesmo), atrás do "presente perfeito" para entregar à sua noiva Maria, uma moça pequenina que cabe em sua mão (mesmo), é tão delicioso quanto assistir um bom desenho animado embrulhado num cobertor bebendo chocolate quente num sábado chuvoso qualquer. É experimentar voltar a ser criança, numa vida mais simples, onde tudo é válido e não há compromissos maiores do que fazer a lição de casa ou arrumar o próprio quarto.

E também é muito interessante verificar que, durante a leitura, constata-se que um tema tão delicado - embora universal - quanto a eterna busca dos homens em descobrir como agradar as mulheres ou pelo menos, tentar isso antes de iniciar uma relação mais séria é tratado com tamanha competência e de forma divertidíssima pelos autores. Afinal, é fato que os homens acham, desde sempre, que tem a missão de proteger suas amadas, tidas como indefesas e frágeis. E, também por isso, seja tão difícil para muitos deles tentar agradá-las ou descobrir seus anseios e desejos, uma vez que é preciso estar lado a lado da parceira e não acima dela, como um pai faria...
Ilustração por Rosana Urbes
Ao fim do leitura, na ficha dos autores - que também são parte da mesma família -, vemos que o enredo do livro surgiu duma conversa em tom de brincadeira durante uma viagem de carro quando começaram a criar nomes e brincar com as ideias. E o texto ressalta o tom bufante da boa brincadeira sonora, do bom respirar de uma saudade, do afago do abraço ao reencontrar um grande amigo e, claro, da boa certeza de ter conseguido agradar a quem se gosta - mesmo que não tenha sido com o que se pensou inicialmente.
Mas este livro não seria o mesmo se não fossem as belíssimas ilustrações aquareladas de Rosana Urbes, que conheci no Facebook e onde fiquei sabendo desse livro. Da capa até a última figura na derradeira página, tudo é retratado com um traço surreal, onírico e magistralmente colorido com tons de alegria e delicadeza. Um deleite visual como poucas vezes vi num livro infantil. Aliás, infantil sim mas para toda família, que fique bem claro. Feito para crianças espertas e adultos que não esqueceram como é ser feliz mesmo que a vida não seja um mar de rosas.
http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/2012/04/resenha-joao-maior-que-um-cavalo-maria.html
Nicholas está tendo aulas de matemática na escola. Como ele está no Pré, são os conceitos iniciais que está aprendendo. O dever de casa desse final de semana é o seguinte: identificar num desenho e pintar com cores diferentes qual a bola maior e qual a bola menor.Então imaginem como foi divertido ler com ele João Maior Do Que Um Cavalo e Maria Menor Do Que Um Burro, escrito a seis mãos por Pedro Calloni, Ilse Rodrigues Garro e Antonio Calloni. O livro já instiga a partir do título e, ao longo da narrativa, mantém o interesse ao mesclar uma história bem construída com um primoroso jogo de palavras.Além dos personagens principais, todos os demais carregam nomes que são puro deleite: Henrique Do Mesmo Tamanho Que Um Ganso, Ferdinando Muito Maior Do Que Uma Simples Formiga, Fabrício Do Mesmo Tamanho Do Que Uma Lombriga Média e assim por diante. Aos crescidos, o encantamento do texto engenhoso e bem cadenciado. Aos pequenos, o deslumbramento de, pelo nome, ir descobrindo o tamanho de cada personagem e relacionando-os entre si. Por exemplo, um Cachorro Muito Menor Do Que Uma Pulga é algo bem pequeno, não é, Nick?
João Maior Do Que Um Cavalo se apaixona por Maria Menor Do Que Um Burro e parte numa aventura em busca de um lindo presente para a sua amada. O estilo da narrativa nos faz lembrar as antigas histórias de cavalaria, e as ilustrações de Rosana Urbes ajudam a reproduzir esse clima. Em tons predominantemente terrosos, elas acompanham a fluidez do texto, que nem mesmo a construção dos longos nomes dos personagens é capaz de quebrar. E assim, brincando com os conceitos de grande e pequeno/maior e menor, Nick e eu fomos nos encantando com uma linda história de amor em que as diferenças servem para aproximar, e não afastar.


Os opostos e a matemática 
Reconhecer os opostos;
Identificar direções e sentidos diferentes;        
Estimular a exploração matemática através de uma aproximação intencional e direcionada ao mundo das formas e das quantidades.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22758

Aprendendo com o próprio corpo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13427


Vejam aqui aspectos metodológicos sobre a literatura infantil e a matemática
http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/comunicacoes/6BRUNASILVEIRABERBIGIER.pdf


Projeto utilizando as obras 
Pinóquio e Os três porquinhos
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo á sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação do desenvolvimento da capacidade para resolver problemas; Perceber que os conceitos e procedimentos matemáticos são úteis para compreender o mundo e, compreendendo-o poder atuar melhor nele.
http://educaribipeba.blogspot.com.br/2011/11/projeto-linguangens-dos-signos.html








Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios