BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 06, 2012

A bonequinha preta>A boneca e o palhacinho>M antes de P e B>Bonecas na Europa>África>Oriente>Conto>06/10/12


A bonequinha preta
Alaíde Lisboa de Oliveira

A primeira edição do livro foi há mais de 80 anos. De lá para cá, a obra  vendeu mais de 2 milhões de cópias, inspirou vários trabalhos escolares, peças de teatro, contações de histórias  e povoa a memória de incontáveis adultos.
A história  não possui um referencial étnico-racial explícito. Mesmo assim, o livro representa um marco nessa questão. Afinal, a protagonista  é  “negra como carvão”. Além da cor, a boneca é sempre caracterizada pelas duas tranças, a boca vermelha e os olhos arredondados. Lançado em 1938, foi o segundo livro infantil escrito por Alaíde Lisboa de Oliveira.


A bonequinha Preta fala sobre:
 A desobediência, o amor, o egoísmo e sobre diversidade
Ouvindo mais: AQUI

Dicas:
 Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
 Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala, cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc...
 Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar! Deixe que os alunos peguem a boneca, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as, faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade. Se possível fotografe todas as atividades.
 Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma foto dela. Ao iniciar o conto, leia com voz suave, sem pressa, os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente, isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"
 Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade, etc...
Sugestões de Atividades:
* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo...
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela.
* Fazer um livrão de reconto, As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a sala com balões. Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a mesa...As crianças amam esta festa, lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)
Este projeto terá a duração que você escolher e vai depender também do interesse da sua turma, pode acontecer de surgirem novos projetos através deste! Boa aula!!!!

Atividades + ficha de leitura: AQUIAQUIAQUI
O bonequinho doce: AQUI


Ortografia: uso da letra M antes de B e P

Autor :Marta Pontes Pinto
■Escrever palavras que empregam M antes de P e B.
Exercitar em caça-palavras as palavras estudadas.
■Interpretar texto.
■Produzir um texto narrativo.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Palavras e sílabas.
Estratégias e recursos da aula
■Uso do laptop UCA.
■Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.
Atividade 1
O professor deverá solicitar aos alunos que utilizem o laptop UCA para acessarem, na internet, o site abaixo e depois o processador de texto kword para fazerem os exercícios.
a- Ler o texto.
b- Copiá-lo da internet para o Kword. O aluno deverá fazer a atividade abaixo do quadro, uma vez que não é possível digitar dentro dele.
Atividade 2
a- O professor pedirá aos alunos que acessem http://www.feijo.com/~flavia/bonequinha.html para lerem o texto transcrito abaixo.

A Bonequinha Preta

Era uma vez uma bonequinha preta, que morava em uma linda ............... com Mariazinha. As duas brincavam o tempo todo, e até dormiam juntas quando estavam cansadas.
Todos os outros brinquedos dormiam em outros lugares, mas Mariazinha queria sempre a sua .................. junto. Mas, o que ela não sabia, era que as bonequinhas não dormem como as meninas, aquele tempo todo, sem ver o mundo aqui fora. Eram diferentes das meninas e meninos de verdade em muitas coisas.
Mesmo assim, ensinava à sua bonequinha preferida tudo o que aprendia com a mamãe: tomar banho, escovar os dentes, trocar roupas limpas, e tudo mais.
Naquele dia, quando foi dormir um pouquinho depois do almoço, explicou direitinho à bonequinha preta que ela não deveria subir sozinha na janela:
- A janela é muito perigosa! A criança pode cair lá fora e nunca mais voltar para casa. Papai disse que precisa ter gente grande perto sempre que a gente quiser ir à janela.
Mariazinha viu que a .............. entendeu tudo muito bem, como sempre. Então dormiu sossegada...
A bonequinha preta também começou a dormir mas, ... uma voz diferente, forte e interessante entrava pela janela trazendo uma novidade que ela não conhecia:
- Verdureiro, verdureiro!
O que será isso, pensou. A Mariazinha, que sempre sabia tudo, estava dormindo e não podia contar nada sobre verdureiros, que deviam ser seres novos e sensacionais! Ela precisava ver!
Talvez seja isto: ................... um cara todo verde!
Ou quem sabe isto: ................. alguém saindo assim do verde.
Também podia ser um destes: .......................... nunca tinha visto um.
- Verdureiro, verdureiro!
Ir ou não ir só um pouquinho na janela? A dúvida passou rapidinho e logo ela já estava lá, tentando olhar tudo. Ela não queria cair, mas estava difícil ver. Subiu só mais um tantinho e tibum! caiu lá embaixo!
Por sorte, o verdureiro estava passando bem na hora, e a ................ caiu em cima das verduras fofinhas de seu grande cesto. Ela era tão levinha que ele nem percebeu e continuou andando pelas calçadas com seu canto:
- Verdureiro, verdureiro!
Passou por várias ruas onde a bonequinha preta nunca tinha ido, cada vez mais longe...
Então o verdureiro decidiu voltar para casa, pois já era tarde. Entrou pela garagem escura, sem ver a .............. assustada que estava ali. E subiu as escadas para chegar em casa, largando o cesto no chão.
A bonequinha preta começou a chorar, de tanto medo que estava daquele lugar estranho e escuro. Cair da janela assim tinha sido uma grande besteira, e ................. não ia gostar nada de ter sido desobedecida. Então chorou e chorou mais ainda, sem nenhum consolo...
Nenhum?
Um gatinho que ia passando por ali ouviu aquele choro tão doído e ficou com muita pena dela . Tentou fazer gracinhas para ela sorrir, mas não deu certo.
- Então, o que posso fazer por você?
- Não sei, eu fui olhar só um pouquinho na janela, sem .................. saber. Ela disse para eu não ir sozinha, e agora perdi minha linda !
- Talvez eu possa ajudar. Os gatos passeiam pela noite, e se você me contar como é sua casa, talvez eu a encontre.
- É uma linda .............. branca, com janelas azuis, e uma .................. dentro, que deve estar muito triste agora.
E assim, o ................... saiu pelas ruas à noite, procurando a casa certa. Procurou, procurou e...
Encontrou aquela linda ...................... branca, com janelas azuis, e uma linda ........................... que chorava muito.
-Vamos lá buscar sua bonequinha preta que caiu no cesto do verdureiro!
E lá foram os dois.
Quando chegaram, foi aquele abraço! Toda a choradeira passou e as duas se prometeram nunca mais se separar. Voltaram juntas para casa mas, na hora de se despedir do ............., ficaram com tanta pena, que o convidaram a morar com elas na linda ........................ Ele gostou muito da ideia.
Assim, a história acaba com todos felizes, merecendo no fim um ponto de ...................... alegria bem grande.
Professor, ao transcrever o texto para essa aula, os desenhos do site não apareceram, porém, lá há imagens.
b- Em seguida, pedirá que, em seus computadores, quando acessarem o site , escrevam palavras em substituição aos desenhos que aparecem no texto.
 Dirá que não é preciso repeti-las quando o mesmo desenho voltar a aparecer.
c- O professor deverá solicitar que os alunos respondam os exercícios de compreensão do texto abaixo. Para tanto, deverá entregar uma cópia das perguntas aos alunos.
Pedirá que eles usem o laptop para responder às questões no Kword.
1- Identifiquem e caracterizem os personagens principais da história.
2- O que Mariazinha não sabia?
3- Que conselho ela deu à boneca?
4- Porém, o que atraiu a atenção da bonequinha preta?
5- O que aconteceu em seguida? Copie a alternativa correta.
a- Um gato levou a bonequinha para longe de casa.
b- Um verdureiro encontrou a boneca em sua cesta.
c- A bonequinha ficou morando na casa do verdureiro.
d- Houve um final feliz para o gato, a Bonequinha e Mariazinha.
6- Observem, retirei algumas palavras do texto:
■brinquedos, tempo, sempre, embaixo, branca, dentro, ponto, grande
a- Separem-nas em dois grupos:
b- Qual o critério que vocês usaram para separar as palavras nos grupos?
Atividade 3
■Professor faça cópias deste quadro que construí e peça aos alunos que o colem no caderno e resolvam o exercício.
1- Encontrem no quadro 10 palavras nas quais o m aparece antes de b ou p.

m a c b a c a m p o
a e i o p a a g o h
r o m b o r h z m e
i z e c b i t y b t
m t m e b m d q a d
b w b f w b a b l c
o q r m q o m b r o
n z o n k m n q g j
d v t a m p a l b z
o b a g p r y t u l
2- Façam (no caderno ou no computador) o que se pede: (Essa atividade pode ser feita no caderno ou no computador





Atividade 4
Produção de texto
Usem seus laptops e enviem um e-mail a um colega da escola ou da sala contando que vocês já aprenderam a usar o m antes de p e b.
■Professor, aproveite a oportunidade e ensine aos alunos que ainda não têm e-mail a criar um.
Orientação: Para se criar um e-mail basta entrar no Navegador Web e acessar qualquer um dos sites: yahoo, g-mail, hotmail... Ou, acessando o Google, digitar: Criar um e-mail. Ele dará as instruções.
Recursos Complementares
Professor, você encontrará vários exercícios em:
Avaliação
■O professor deve avaliar se o aluno compreendeu e faz uso correto do m antes do b e p ao resolver as atividades escritas.
Para tanto, deverá observar de perto o desenvolvimento das atividades pelos estudantes.
BONECAS: SUA UTILIZAÇÃO
NA EUROPA, ORIENTE E ÁFRICA.



O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Delinear a evolução do imaginário da espécie humana, fazendo uso de bonecas, para explicar: a vida e o poder sobrenatural sob o controle humano;
- Analisar o uso das bonecas e bonecos como ritual, brinquedo infantil e como arte de diversão do povo.
Duração das atividades
3 MOMENTOS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Evolução imaginário do homem com uso das bonecas.
Estratégias e recursos da aula
1º Atividade: Discutir a utilização das bonecas.
1º Momento:
Professor, retomando a aula 1
– O surgimento das bonecas, procure explorar os aspectos utilitários das bonecas africanas, orientais e da Europa. Leia para a turma algum texto sobre as bonecas desses lugares, sua história / tradição. Sugestão, disponível em:
2º momento:
 Professor, selecione gravuras das bonecas desses lugares, organize os alunos em pequenos grupos e entregue a cada um, três ou mais gravuras de cada um dos tipos de bonecas.
Em seguida os grupos farão o seguinte exercício:
■observar as características físicas de cada uma delas;
■diferenciar as imagens das bonecas pelas características físicas, separando-as;
■reagrupar as imagens das bonecas pelas semelhanças
■listar e registrar por escrito as semelhanças que as unem
■registrar em um quadro as características das bonecas.
Boneca de origem
Aspectos observados em cada boneca (olhos, nariz, boca, cabelo, cor, forma etc)
Semelhanças entre as bonecas.
Africana
Européia
Oriental
3º momento :
Professor, propicie a oportunidade dos grupos apresentarem os resultados obtidos na análise das imagens das bonecas.
Você coordena esse momento, garantindo a discussão entre os alunos, possibilitando que eles destaquem as diferenças para separar as bonecas e as semelhanças para reagrupá-las em conjuntos menores pela similaridade.
2ª Atividade: Pesquisar os diferentes uso das bonecas.
1º Momento:
Professor, pergunte aos alunos qual a utilidade das bonecas e bonecos que eles têm.
Eles vão falando e você registra as respostas.
Em seguida, questiona se na história das bonecas elas só tiveram essa utilidade.
Quais outras utilidades? Esse diálogo favorecerá uma discussão pautada nas aulas anteriores e ajudará na organização da capacidade argumentativa dos alunos.
2º momento :
Professor, traga um texto, sugestão Boneca
Boneca ,que fale de outros usos (ritual, arte de diversão de um povo) além do comum que é o brincar.
Os alunos vão lendo o texto e construindo o seguinte quadro:
Bonecas Ritual Arte de diversão brinquedo
Africanas
Européia
Oriental
3ª Atividade: Analisar vídeos e descrever as bonecas.
1º Momento:
Professor, divida sua sala em três grupos.
Cada grupo ficará responsável pela analise do vídeo de uma das bonecas
■A boneca russa - matrioshka
■a boneca da África, ndebeles
■ boneca oriental do Japão, okeshis
2º momento :
 Os alunos discutem as caracteristicas das bonecas, observando que representam a etinia do povo do seu pais de origem.
Recursos Complementares
Avaliação
Avalia-se se as crianças:
- Conseguiram perceber o uso das bonecas pelo homem nos seus usos;
- Confeccionar um dos três tipos das bonecas solicitadas;
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23827

Biografia da autora:
Alaíde Lisboa de Oliveira, mineira de Lambari, nasceu em 22 de abril de 1904. Exerceu carreira política, acadêmica e artística.

Como escritora, publicou cerca de 30 livros, entre ensaios da área de educação, didáticos, e literários. É autora também do clássico “ O Bonequinho Doce”, entre outros títulos infanto-juvenis que receberam premiações e reconhecimento de várias gerações de leitores.
Foi membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, da Academia Feminina Mineira de Letras e da Academia Mineira de Letras.
Além disso, foi a primeira vereadora de Belo Horizonte entre 1949 e 1952. Faleceu em 4 de novembro de 2006, após completar 102 anos de idade.

Resumo da obra:
O livro conta a história da Bonequinha Preta, tão bonita que tem duas trancinhas, tem boca vermelha e os olhos bem redondos.
A Bonequinha Preta é de Mariazinha. O livro mostra todas as peripécias dessa linda bonequinha e coloca questões como o amor, a obediência e o respeito.
Análise dos elementos históricos e literários: O livro “A Bonequinha Preta” é considerado um clássico da literatura infantil. Foi escrito na década de 1930. Nessa época, ocorreu a Revolução de 1930 no Brasil, que representou a queda da República Oligárquica. Em 1934 foi promulgada nova Constituição, caracterizada pelas leis trabalhistas (salário mínimo, jornada de 8 horas de trabalho), garantia do voto secreto, direto e voto às mulheres. Época governada por Getúlio Vargas, a chamada “era Vargas”. Em 1937 foi instaurado o Estado Novo, período ditatorial de Vargas.
Apesar de ter sido escrito nessa época, a obra aborda questões atuais e problemas universais tais como: racismo, preconceito, obediência, respeito ao próximo, amor e egoísmo.
Através da obra, é possível trabalhar questões da Geografia, pois o livro aponta conceitos como o bairro onde a Bonequinha Preta e Mariazinha moravam, além de outros conceitos como rua, parque, ponte, entre outros.
Referência: OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A Bonequinha Preta. 23ed. Rio de Janeiro: Editora Lê ,1998

Atividades retiradas desta obra


ATIVIDADE S  ALFABETIZAÇÃO
 AQUI
"Era uma vez um bonequinha pretinha, pretinha...


Não era linda, nem feia...
Ela era pequenininha e vestidinha de chita,
Ela era quase bonita,
Iaiá Preta, era o seu nome..."

Musiquinha da História:
"Quem vai brincar com Iaiá? Oba!
Quem vai dançar com Iaiá? Oba!
Iaiá Preta dança com a gente,
feliz e contente, pra lá e pra cá!
E assim vamos nós todo dia,
Com muita alegria, dançar com Iaiá!"

Ouvindo: AQUI






Link para essa postagem


5 comentários:

  1. Parabéns seus projetos são maravilhosos!

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo do livro "A bonequinha preta" ´e extremamente racista, não deveria ser usado como referência pedagógica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma oportunidade para trabalhar o preconceito. Linguagem faz sugestões literárias justamente abordando temas importantes.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios