BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sábado, junho 15, 2013

Os regadores de livros >Estímulos literários artísticos > 15/06/13


Os regadores de livros
Maitê recebe um presente inusitado - não era uma bola, nem um quebra-cabeças: era um livro. Mas, como é que se brinca com um livro?
De maneira lúdica e acessível aos leitores iniciantes, Juliana Dalla e Valéria Paes oferecem-nos uma bela metáfora sobre as possibilidades que a leitura abre no universo da criatividade.
Para os professores, Os regadores de livros pode servir de importante instrumento para estimular, em sala de aula, o debate sobre a relação entre livro e leitor.
 Nele, a literatura é apresentada como uma fonte de surpreendentes revelações compartilhadas entre a menina Maitê, seus amigos e os autores.
A obra serve também de interessante iniciação dos pequenos ao exercício da metáfora, da criatividade e do pensamento abstrato em sala de aula. É um elogio ao livro e à literatura.
 
AQUI e  AQUI você encontra sugestões artísticas
AQUI e AQUI
Maitê não tinha a mínima ideia de como se divertir
 com palavras caraminholadas em folhas de papel.

Na livraria, rodeado por uma pilha assim de livros ,
o velho livreiro disse a Maitê:
- Regue, menina! Regue sempre!

Num vapt-vupt, o velho livreiro mostrou que aquilo não era lelequice não.
Os livros são sementes que precisam ser regadas com nossa imaginação.
E quer saber mais?
Um único livro-semente pode se transformar em livros-plantas diferentes.
Afinal, nenhum regador rega igual.

Na biblioteca, na escola, nas montanhas e até mesmo no espaço!
Então Maitê abriu seu livro e começou a ler, quero dizer, a regar.

Maitê viu carruagens com asas, gigantes mirins, chocolates
 gostosos que nem aroma de jasmim!
Depois de regar seu primeiro livro.
Maitê tratou de regar outros livros-sementes.
E você nem imagina as coisas que brotaram deles...



 
Coisas invisíveis e coisas bem visíveis.
Coisas cheirosas e coisas fedorentas.
E a história de Maitê, o que brotou para você?
Os regadores de livros, de Juliana Dalla é um hino de amor à leitura; um afago nas relações entre a leitura e o leitor, bem como os modos de ler e seus protocolos. Escrito de forma simples e singela, a narrativa, por certo, seduz o leitor para a arte de ler.
A narrativa tem seu desenvolvimento quando a menina Maitê recebe de presente um livro. O objeto causa estranhamento, não era como os presentes de costume (boneca, quebra-cabeça), aqueles já eram conhecidos e, por serem conhecidos, ela já sabia o que fazer. No entanto, com o novo presente, a menina não sabia como se divertir com o presente e recorreu ao auxílio do livreiro da esquina, pois ele poderia lhe explicar como se divertir com palavras, como entender “as traquinagens de um livro”.
O conselho do livreiro foi inusitado para a menina: “- Regue, menina! Regue sempre!” A partir desse mote, o livro se desenrola pela metáfora germinativa: o leitor, com a sua imaginação, rega as palavras e dá vida ao “livro-sementes”, que se metamorfoseiam-se em vários “livros-plantas”, “ afinal, nenhum regador rega igual”.
Os protocolos de leitura: todos os lugares são possíveis para regar livros, basta a imaginação correr solta, e Maitê aprende isso. 
O livro encerra com o convite para o leitor fazer o mesmo: “E a História de Maitê, o que brotou para você?” 





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios