BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, dezembro 30, 2011

O barulho fantasma>Encarando o medo> Literatura Infantil> 30/12/11

Resultado de imagem para 0 barulho fantasma
O barulho fantasma:
Encarando o medo do desconhecido
 através da literatura infantil

Co-autor: Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Incentivar a leitura a partir de um livro de literatura infantil.
Explorar e trabalhar os diversos medos que as crianças têm através da linguagem oral.
Trabalhar onomatopéias produzindo pequenas frases.
Incentivar a criatividade através de um desenho que mostre um final diferente para a história.
Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 45 minutos
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, deve comentar com os alunos sobre o medo que temos de algumas coisas que não conhecemos.
Muitas vezes por não entendermos algo, por não vermos algo ou por alguma coisa que nos é desconhecida, sentimos medo.
Dizer aos alunos que ouvirão uma história que trata disso.
OBS: A professora deve providenciar anteriormente para a sala de aula um aparelho de áudio.
Apresentar para os alunos a história "O barulho fantasma" de Sônia Junqueira.
 Caso a professora tenha o livro em mãos, pode trabalhar a capa antes de apresentar o áudio da história.
História disponível para ouvir em:

Momento 2
Após ouvirem a história, a professora deve fazer uma roda e abrir espaço para que as crianças possam compartilhar algum medo que possuem de algo que não conhecem.
 Muitas crianças têm medo de lendas, coisas que escutam e não sabem ao certo se existem, lendas urbanas, etc...
Nesse momento, é importante cada um respeitar o medo do colega e, se possível, tentar responder a algumas dúvidas.
Falar que o medo muitas vezes é fruto da nossa imaginação, ou tem alguma explicação que ainda não conhecemos, como na história ouvida.

Momento 3
A professora deve distribuir uma folha de papel ofício A4 para as crianças, colocar o título do livro no quadro e pedir para que imaginem um outro final para a história que ouviram.
O que poderia ser aquele barulho que assustava Mario?

Momento 4
Perguntar se as crianças sabem o que significa uma onomatopeia, se conhecem o significado dessa palavra.
Explicar que onomatopeia é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra.
Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias.
Dada essa explicação, a professora perguntará se alguém lembra da onomatopeia que apareceu na história.
Caso as crianças não lembrem, a professora pode repetir a história para que escutem e identifiquem a onomatopeia. (TREC-TREC)
Mostrar a imagem abaixo com alguns exemplos de onomatopeias:


Momento 5
Explicado esse conceito, a professora distribuirá uma folha (xerocada anteriormente) para cada criança com a seguinte atividade:


Recursos Complementares
Caso a professora queira continuar o trabalho com onomatopéias, uma boa sugestão é o livro infantil "Palavrinha ou Palavrão" (Companhia das Letrinhas, 2010), com texto de Karin Sá Rego e ilustrações de Daniel Kondo que traz na história várias onomatopeias presentes em nosso cotidiano.
Avaliação
Analisar se o aluno soube se expressar com criatividade e imaginação no desenho proposto no momento 2
Observar a participação dos alunos durante as atividade orais.
Analisar se as crianças entenderam o conceito de onomatopeia, através das atividades do momento 5
Analisar a evolução da escrita dos alunos através das frases criadas.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios