BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, agosto 29, 2012

O girassol solitário>Atividade primaveril>Sugestão de aula>29/08/12



O girassol solitário> Sandra Diniz Costa>Portal do professor
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender a importância do girassol;
• Conhecer os diferentes tipos de girassóis;
• Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio;
• Compreender noções de medidas e grandezas;
• Ampliar a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

O/a professor/a leva para a sala de aula a história infantil “ O Girassol Solitário” de Sandra Diniz Costa, que pode ser encontrado no http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html. Nessa história Giraflor que é um girassol, está sozinho e triste e reclama com o sol. O sol lhe explica que é preciso conquistar amigos para não ficar sozinho mas Giraflor não sabe direito como é que se conquista amigos. Quando chegam amiguinhos perto dele não compreende que pode ajudá-los, por isso continua sozinho. Só depois de um diálogo com o sol é que Giraflor compreende o significado da amizade e passa então a compartilhar o que tem.
Depois de contar a história para as crianças, o/a professor/a conversa com elas sobre os valores trazidos pela história fazendo questionamentos do tipo. “Vocês têm amigos?” como é ter amigos? O que é importante fazer com os amigos para deixá-los felizes? O que deixam seus amigos tristes?” Dessa forma o professor vai problematizando com as crianças questões relacionadas ao convívio em sala de aula e levando-as a perceber o quanto é importante ter amigos.

 Segundo Momento:

O/a professor/a convida as crianças a fazerem uma homenagem a seus amigos, plantando sementes de girassol em um canteiro da escola. Cada criança escolhe o amigo que vai homenagear. Escreve o nome e desenha esse amigo.
Terceiro Momento: 
Com o auxílio do/a professor/a as crianças fazem uma pesquisa na biblioteca da escola sobre como preparar o solo para o plantio. Depois fazem uma entrevista com uma pessoa da área de ciências que vai explicar como deve ser esse processo. As questões da entrevista são previamente elaboradas pela turma e escritas em fichas de forma livre. No momento dessa escrita o/a professor/a vai passando de carteira em carteira e fazendo a reescrita com as crianças. Um trabalho interdisciplinar.

Quarto Momento:

Finalmente chega o dia do plantio, a terra é preparada por pequenos grupos que se intercalam com a ajuda do/a professor/a. Depois do plantio, as crianças visitam diariamente o canteiro para observar como está o crescimento dos girassóis. O/a professor prepara fichas de registro colocando a data do plantio e a data da observação feita pela criança, assim é possível construir uma linha do tempo. As crianças podem utilizar pranchetas como suporte todas as vezes que forem fazer o registro para possibilitar tal atividade perto do canteiro.

Quinto Momento: Os pés de girassóis crescem bastante ultrapassando o tamanho das crianças. Assim é importante medi-los e compará-los com o tamanho das crianças trabalhando dessa forma grandezas e medidas.

Sexto Momento:
Depois que os girassóis secarem surgirá o questionamento por parte das crianças sobre a morte dos girassóis uma vez que o tempo de vida deles é curto (em torno de 45 a 60 dias). Assim é possível abordar com a turma o ciclo da vida das plantas e animais. Para encerrar o projeto, divida com as crianças as sementes produzidas pelos girassóis que elas plantaram para que levem para casa.
Recursos Complementares

Livros, CDs, Dvds, livros de história, revistas com informações científicas sobre a vida dos girassóis.

Avaliação

O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho. Como as crianças participaram do projeto. As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta? Cuidaram desse ambiente? Aproveitaram as atividades de registro? Evoluíram no desenho e na escrita? Cultivaram valores de amizade, respeito e cuidado com os colegas?


O girassol solitário: ouvindo: AQUI
A história: AQUI, PDF: AQUI
Projeto: Combatendo a violência: AQUI
A lenda do girassol
Atividade/Artes
Moldes da história
Avental
Música girassol


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios