BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, agosto 16, 2017

Onde canta o sabiá>Estímulos com imagens>Música e dicas>16/08/2017

Resultado de imagem para livro onde canta o sabiá  regina  renno atividades
O texto começa mostrando uma bela floresta e depois imagens de desmatamento. 
Com o corte das árvores, muitos pássaros migram para a cidade grande à procura de um canto para viver em paz.
 Mas os perigos na cidade cinzenta estão em todo lado: poluição, estilingue e, principalmente, armadilhas. O final mostra uma triste realidade.

Livros sem textos
Dicas Pedagógicas
 Desenvolvem o potencial de linguagem da criança, que transforma imagens em palavras. Tendo o adulto como mediador na atividade proporciona vários ganhos, como: 
* Vivenciar histórias de forma lúdica. 
* Desenvolver o gosto por livros e leitura. 
* Aumentar o próprio vocabulário. 
* Desenvolver a noção de narrativa (começo-meio-fim).
* Favorecer a organização de pensamento em frases e fatos 
* Usar a imaginação 
* Ter criatividade com a linguagem verbal. 
* Fazer inferências.
 Mas por que usar livros sem texto?
 Para explorar a linguagem. Porque é uma prévia da leitura convencional. 
A leitura escrita envolve a percepção de detalhes, a memória, a compreensão e principalmente as inferências (capacidade de prever um fato ou uma conseqüência devido a experiência adquirida).
Então, com livros sem texto usamos esses mesmos recursos para interpretar as figuras, principalmente se elas estiverem na seqüência de um contexto. 
Além disso, estaremos explorando a imaginação infantil tão dinâmica e criativa. 
Dicas para desenvolver a atividade: 
* Deixe espaço para que a criança possa criar. Não faça a história por ela. Não se preocupe com o tempo da atividade e sim com a qualidade. A atividade deve ser prazerosa. 
* Observe figura por figura. Analise-a. Comete sobre o período do dia, personagens e expressões faciais, local em que estão etc. 
* Induza a criança a ter inferências a partir das figuras. 
Ex.: O que será que vai acontecer? Por quê? 
* Analise as previsões que foram feitas. Elogie os acertos. Caso a criança não tenha acertado o contexto da figura seguinte, use frases do tipo: Quem diria, nós nem imaginamos isso, não é mesmo? Que surpresa !! 
* Explore detalhes diferentes: paisagem, roupas etc... 
* Antes de trabalhar a última figura, explore a conclusão. Relembre fatos relevantes para a criança a imaginar o tipo de final que a história terá. 
* Explore a “moral da história”.
 * Tente transferir os acontecimentos da história para a vida da criança.
 Ex.: O que você faria se fosse o “personagem”? ou...Você já viu um animal como este? Quando? * Incentive a criança a fazer uma narrativa com os detalhes enfatizados por vocês. Crie um título para a história, nomes pra os personagens.
 * Incentive a criança a recontar a história (sozinha) sem o auxílio do livro. Ela pode recontar para você ou para outras pessoas. Deixe-a folhear o livro novamente, se for necessário lembrar algum fato importante. 
* Se você quiser,  escreva a história inventada pela criança em formato de livro, coloque-a como autora. Ela vai adorar! Use a sua imaginação e faça esse momento interessante para você e para a criança!!!

Resultado de imagem para livro onde canta o sabiá  regina  renno atividades

Atividades
 A educação infantil através da ludicidade e da leitura do livro de imagens “Onde Canta o Sabiá”, pode refletir sobre as questões do desmatamento acelerado que causam danos irreparáveis ao nosso planeta, comprometendo a sobrevivência da fauna, da flora e da vida como um todo.
Continua AQUI
Música sabiá fugiu da gaiola + atividade

Nenhum texto alternativo automático disponível.



Primeiro transformei a cantiga: SABIÁ NA GAIOLA em uma história; para facilitar a compreensão.

Logo após passei o vídeo  AQUI  e propus que pintassem o sabiá para montarmos um painel.
Fonte: Professora do grupo facebook cantos e encantos infantis


Mais atividades
- Fazer a leitura das imagens, uma por uma, ouvindo a opinião dos alunos.
- Observar com a turma o diálogo entre as cores vibrantes e o cinza das fotos, e o que isso pode significar.

- Fazer um levantamento de canções tendo os pássaros como tema e cantar trechos com os alunos. Exemplo: ''Passaredo'', de Chico Buarque e Francis Hime.
- Conversar sobre o título, que é um verso do poema ''Canção do exílio'', de Gonçalves Dias.
- Propor a confecção de pássaros usando a técnica do origami ( como na capa) e depois a elaboração de um poema coletivo sobre o tema, ilustrando-o com os origamis.

Escrita coletiva






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios