BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, dezembro 26, 2017

O Rei Leão>Estímulos Literários e audiovisuais>Atividades >Interdisciplinaridade>26/12/2017

Uma história de amor e justiça
Ciclo da vida
O Rei Leão conta a história de uma família de leões, mais precisamente “a família real” em um modo xulo de falar. Mufasaé o rei da savana e seu filho, Simba acaba de nascer, assim dando início a uma nova geração. 
Porém, Mufasa tem um irmão muito invejoso, Scar, que quer tomar o poder para si e que arma todo um plano com as hienas para conseguir esse feito.
Durante esse plano, Scar mata seu irmão Mufasa e coloca a culpa em seu sobrinho, Simba, sugerindo que este fuja. 
Scar assim toma conta de todo o reino junto com as hienas.
 Simba acata a sugestão de seu tio e foge, sendo salvo por um javali e um suricate que o criam até a fase adulta.
 Já adulto, Simba encontra sua amiga de infância, Nala, que tenta convence-lo a voltar para o reino, pois Scar deixou todos sem comida e sem água
Simba, se sentindo culpado pela morte de seu pai, não aceita e briga com sua amiga.
Após um tempo, Simba encontra um amigo de seu pai e conselheiro do mesmo, que vem informar para Simba que seu pai, Mufasa, não está morto. Simba fica desconfiado, mas é surpreendido pelo fantasma de seu pai dizendo que a culpa não foi dele e que ele deveria retornar para tomar sue lugar de direito no trono. Simba, o javali e o suricate, vão até a savana e juntos conseguem combater Scar, conseguindo tirar dele uma confissão por seu crime de assassinato. Scar, tentando escapar de uma punição do sobrinho, coloca toda a culpa do que aconteceu nas hienas, que escutam a traição do leão, o atacam e tiram sua vida.
Após a morte de Scar, Simba toma seu lugar no trono e o reino volta a ter paz novamente.

A história “verdadeira”

Pois é, entre aspas pois na verdade não há realmente uma história verdadeira e sim, semelhanças entre uma história e outra. No caso a rumores em que o Rei Leão foi baseado em Hamlet, de William Shakespeare.
Vingança, assassinato, traição e poder é retratado nas duas obras. Aqui um comparativo dos personagens:

Hamlet como Mufasa.
Cláudio como Scar.
Simba como Príncipe Hamlet.

Claúdio comete o assassinato através de envenenamento contra seu próprio irmão, Hamlet, para tomar o poder. Simba se sente culpado pela morte de seu pai e fica em seu exílio com o javali e o suricate, no caso um exílio físico de todos do reino, já o Príncipe Hamlet tem uma solidão psicológica, onde ele se fecha sentimentalmente e apenas se lamenta pela morte do pai.
Tanto o Príncipe Hamlet e Simba se mostram igualmente desconfortáveis com a vigilância e cuidados dos conselheiros do Rei.
A forma como o ato criminoso de assassinato é confessado pelos vilões e também a vingança feita por Simba e Príncipe Hamlet acontece é bem semelhante. 
Podemos dizer que o Rei Leão é uma versão de Hamlet para crianças, com bichinhos e alívios cômicos.
Plano de aula
Numa época marcada pela defesa da vida e do meio ambiente, “O Rei Leão” presta um grande serviço a comunidade ao abrir para as crianças esses temas e, adicionalmente, permite reflexões sobre justiça, amizade, família,...
Vejam mais: AQUI

Atividades
Música/Interpretação
Ideia Criativa
Atividade Rei Leão

Explorando a cena

  1. 1. Plano de Aula: 
  2. Educação Infantil Turma: 04 anos 
  3. Tema: amizade, inclusão de diferenças, família.
  4. 2. De inicio realizou uma rodinha de conversa para introduzir a aula, em seguida serão convidados a assistir o filme do Rei Leão no multimídia, com intuito de levar as crianças a refletir sobre a importância de verdadeiras amizades e da família em suas vidas.
  5. 3. *Foram momentos de grande valia para as crianças e para a educadora, pois os alunos demonstraram interesse em assistir ao filme, trocar idéias, colocando suas opiniões e como se comportam em suas casas diante dos pais, foram momentos de aprendizagem e crescimento para todos.
  6. 4. E para frisar ainda mais o objetivo da aula, conscientizar as crianças a importância de ajudar ao próximo conhecer as diferenças dos animaizinhos do filme Rei Leão e despertar a curiosidade e a imaginação das mesmas, foi proposto uma atividade onde as crianças teriam que colorir os animais que existiam no filme.
  7. 5. * Quanto a atividade proposta foi bem aceita pelos alunos e ao mesmo tempo foi trabalhado as cores dos animais quais eram aqueles personagem e a importância de amar ao próximo e ter respeito pelo professor e pelos pais.
  8. 6. “A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais.” Feito por: Shirleianne Aparecida Nunes Malheiros
  9. Fonte





Desenhos coloridos:  AQUI

Fazendo uma sinopse
Aula

Cadeia alimentar

 Rei Leão, Mufasa, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono. 


Descrição do trecho: Neste trecho, Mufasa explica a Simba a cadeia alimentar na qual cada elemento cumpre um papel específico: produtores, consumidores e decompositores. O equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada uma dessas etapas e a interferência em um determinado nível trófico pode ocasionar um desequilíbrio ecológico, colocando toda a cadeia em risco. O trecho possibilita o professor trabalhar com conceitos de cadeia alimentar, nível trófico, transferência de energia e de nutrientes. Fonte

Brincadeiras/máscaras
AQUI

Interdisciplinaridade


Como se sabe, o filme O Rei Leão I é composto por uma grande variedade de animais, envolvendo diversas classes: mamíferos, insetos, aves, entre outros.
Então, desde pequenos, pela interação com o meio social e natural no qual vivem, as crianças aprende muito sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas para suas inquietações.
Vejam: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios