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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2016
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terça-feira, agosto 27, 2013

Elmer e o passarão > Estímulos literários > 27/08/13



Quando o Elmer se dá conta de que os passarinhos pequenos estão a ser aterrorizados pelo passarão, inventa uma solução engenhosa: os passarinhos unem-se todos, simulando uma ave enorme, que afasta de vez o agressivo fanfarrão.
Tematiza a questão da união como forma de combater o medo e desafiar a tirania. Elmer, sempre solidário, decide ajudar os pequenos passarinhos assustados a livrarem-se do terrível passarão que os mantém prisioneiros do seu próprio medo. Com imaginação, humor e alguma criatividade, Elmer vai conseguir solucionar o problema, contando, para isso, com a ajuda dos seus amigos. No registo acessível e bem-humorado a que já nos habituou, David McKee tematiza a importância da união entre os mais pequenos e os mais fracos como forma de vencer os grandes e os maus, ao mesmo tempo que sublinha a importância da amizade. Com imagens muito expressivas e muito coloridas, o autor cativa a atenção dos pequenos leitores, ao mesmo tempo que recria os momentos e as personagens centrais da ação. | Ana Margarida Ramos
Atividades linguísticas
Vejam o link para acessarem páginas anteriores posteriores referentes ao tema

1.º Iniciou-se a sessão relembrando a história – Elmer e o passarão e com base nas ilustrações do livro os alunos recontaram a história.
Esta história para além do desenvolvimento da expressão oral permite trabalhar com os alunos valores fundamentais como a solidariedade e espírito de grupo, dando sentido ao provérbio popular “ a união faz a força”. Os alunos podem verificar que através do diálogo e da união conjunta de esforços é possível encontrar a solução para um problema.
 2.º Dado que algumas crianças apresentam ainda dificuldade na discriminação auditiva entre o /v/ e o /f/ devido à similaridade fonética existente entre estes dois sons, foi proposta a realização de uma ficha de trabalho onde os alunos tinham de pintar a sílaba onde encontrassem o som /v/.


Vejam aqui:
http://asestrelasosolealua.blogspot.com.br/2013/04/um-balao-papel-de-jornal-cola-e-rolos.html
Mais atividades 
http://recursosdoeducanaweb.blogspot.com.br/2010/02/exploracao-do-livro-elmer-e-o-passarao.html

Conscientização fonológica
Atividade recebida via email do grupo
Sugestão de atividades escolares
BALÃO SABIDO
Em círculo, ao som de uma música animada, as crianças vão passando o balão de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com o balão na mão, deverá responder questões feitas pela professora. A professora deverá formular as perguntas sempre levando em consideração seu objetivo, as características do grupo e a hipótese de escrita do aluno em questão.
Sugestões de questões trabalhadas no projeto:
NÍVEL DA SÍLABA
SEGMENTAÇÃO:
1- Quantas sílabas tem a palavra sacola?
A partir desta pergunta, selecionar outras, tais como:
1a) Qual é a primeira sílaba?
1b) Qual é a sílaba do meio?
1c) Qual é a última sílaba da palavra sacola?
IDENTIFICAÇÃO DE RIMA:
A professora mostra uma gravura. Ex: Pastel
2) Que desenho é este? Eu vou dizer 3 palavras e você vai me dizer qual delas termina (ou rima) como pastel.” - café, pincel, sacola.
PRODUÇÃO DE RIMA:
3) Diga uma palavra que termina (ou rima) como avião.
EXCLUSÃO
4) Vamos brincar de comer pedacinhos das palavras? A palavra é sapato. Como fica se eu tirar (comer) o pedaço ‘sa’ de sapato?” - (pato)
* Nestas questões é importante que, inicialmente, a professora use tampinhas para representar as sílabas. Quando retira a sílaba selecionada para a exclusão, pedir que os alunos "leiam" as sílabas que sobraram.
* É importante também que, ao excluir uma sílaba, forme-se outra palavra que estava "escondida" na primeira. ex: boneca - "ca" (boné) ou ainda, boneca - o "ne" (boca).
soldado - sol (dado).
PRODUÇÃO DE PALAVRAS COM SÍLABA DADA:
5) Diga uma palavra que comece com a sílaba pi:
Se a criança responder, por exemplo, pipoca -
5a) Muito bem, agora diga uma palavra que comece com o último pedaço da palavra pipoca.
NÍVEL DO FONEMA:
6) Qual é o som da letrinha "S"?
6a) Mostrar uma letra móvel, preferencialmente grande (madeira) e perguntar: Que letra é esta? Qual é o som desta letra?
6b) Eu vou dizer um som e você deverá me dizer uma palavra que comece com este som:
Exs: [j] - janela, jacaré, girafa.
[x] - xícara, chave.






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