BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

segunda-feira, março 05, 2012

Literatura Infantil> Família> aula> 05/03/12



Família: um trabalho de letramento
através da Literatura infantil




  O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprimorar o desenvolvimento da leitura a partir de uma história de literatura infantil.
Ler e interpretar, com desenvoltura, um livro de literatura infantil que aborda o tema.
Reconhecer a sequência lógica dos fatos narrados, exercitando a linguagem oral.
Verbalizar características familiares, registrando pequenas frases sobre o assunto.


Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.



Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Ler com a turma o livro de literatura infantil: "Minha família é colorida", de Georgina Martins.
Livro disponível em:





* Se a professora conseguir vários exemplares do livro, pode colocar os alunos sentados em dupla e pedir para cada hora um fazer a leitura do livro em voz alta.



Momento 2
Fazer uma interpretação oral com a turma:
■Quais eram as características físicas de Ângelo? Com quem ele se parecia? (pele morena e cabelos enrolados, se parecia com a sua bisavó paterna)
■Quem é o pai do pai do pai do Ângelo? (seu bisavô)
■Como ele era de acordo com o livro? (olhos azuis, pele branca e loiro)
■O Camilo, irmão do Ângelo, é igual a ele?
■Por que no final da história o Ângelo disse que sua família parece com sua caixa de lápis de cor?



Momento 3
Distribuir para cada criança uma folha da atividade abaixo:




Momento 4
A partir do livro trabalhado, a professora deve conversar com os alunos sobre as características físicas de suas famílias.
■Quem se parece com os avós? Em que você se parece com eles?
■O que você puxou da sua mãe?
■E do seu pai?
■Quem é muito parecido com o irmão?
■Quem é muito diferente do irmão?
■Quem da turma também tem uma família colorida?



Após essa conversa informal, pedir que os alunos desenhem no caderno ou em uma folha, 3 pessoas de sua família, escrevendo as características dessa pessoa (cor dos olhos, tipo e cor dos cabelos, cor da pele, altura, tamanho dos olhos, etc). O aluno pode escrever com quem do desenho ele parece.
Ex:
desenho 1 desenho 2 desenho 3
mãe tio irmã
Minha mãe tem a pele morena, cabelos compridos, preto e enrolado. Ela tem os olhos puxados e pretos.
Meu tio tem os olhos azuis, cabelo preto e é alto.
Minha irmã se parece comigo, mas tem os olhos azuis como meu tio.



Recursos Complementares



Livro de literatura infantil "O livro da família", disponível em http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA#



Avaliação



Observar a leitura dos alunos avaliando a fluência
Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada
Observar se foram capazes de ordenar as frases referentes à história
Observar se conseguiram relacionar o grau de parentesco de alguns personagens, através da atividade do momento 3
Observar se relacionam suas próprias características físicas com as de suas famílias, através da última atividade proposta
Perceber o avanço em relação à aquisição do código escrito dos alunos, através da elaboração de frases sobre o tema estudado.







Link para essa postagem


5 comentários:

  1. Adorei seu blog, passarei mais vezes por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog!!! ótimas idéias...visite também o meu

    atelieformativo.blospot.com

    bjoss e não esqueça de deixar seus comentários!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente trabalho. Esse é um tema atual para ser trabalhado em dala de aula.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS!! TUDO O QUE O PROFESSOR PRECISA PARA AS AULAS COM CRIATIVIDADE ENCONTREI NESTE ESPAÇO. OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo incentivo. Faz bem ao coração sentir que estou ajudando.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios