BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, setembro 01, 2013

Eram dez lagartas>A lagarta Lalá>Estímulos numéricos literários e primaveris > 01/09/13




ERAM 10 LAGARTAS

 (DEBBIE TARBETT)


ERAM 10 LAGARTAS RUIDOSAS 

NUM LINDO AMANHECER.

UMA DELAS ADORMECEU E ELA, COITADA,
FICOU PARA TRÁS...

ERAM 9 LAGARTAS VELOZES QUE
PENSAVAM QUE ESTAVAM ATRASADAS.
UMA DELAS REALMENTE SE ATRASOU E ELA, COITADA,
FICOU PARA TRÁS...

ERAM 8 LAGARTAS MASTIGANDO,
TODAS NUM BELO PARAÍSO!
UMA DELAS SENTIU DOR E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...

ERAM 7 LAGARTAS INTELIGENTES,
RASTEJANDO POR ENTRE ALGUNS GALHOS.
UMA DELAS SE ESPETOU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...

ERAM 6 LAGARTAS CANTAROLANDO,
FELIZES DA VIDA.
UMA DELAS PAROU DE CANTAR E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...


ERAM 5 LAGARTAS BRAVAS
QUE FORAM INVESTIGAR.
UMA DELAS SE PERDEU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...

ERAM 4 LAGARTAS ATREVIDAS
QUE SUBIRAM NUMA ÁRVORE

UMA DELAS CAIU E ELA, COITADA, FICOU PATA TRÁS...


ERAM 3 LAGARTAS CALMINHAS,

SALPICADAS DE ORVALHO.

UMA DELAS SE ENCHARCOU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...


ERAM 2 LAGARTAS FAZENDO MUITA FESTA.
UMA DELAS SE CANSOU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...

ERA 1 LAGARTA TRISTE 
TENDO QUE FAZER TUDO SOZINHA.
CURIOSA, DE CIMA DE UMA 
FOLHA ELA DEU UM SALTO...
E TAMBÉM SE TRANSFORMOU
NUMA SIMPÁTICA BORBOLETA.
AGORA SÃO 10 LINDAS E FELIZES BORBOLETAS.

Sugestões para trabalhar a atividade:

- O professor conta a história e os alunos desenham página por pagina

- Pintura a dedo: Os alunos molham os dedos na tinta e como fossem digitais, vão carimbando os dedos um perto do outro para formar a lagarta.

 (O polegar passa a ser o rosto ou então cada dedo pode ser o corpo de uma borboleta que será feita de dobradura ou desenhada.) 

- Fatiar o texto e pedir para os alunos ordenarem.
- Dramatização.
- Confecção de fantoches no palito. 

OBS: A apresentação das crianças usando essa história fica muito bonita! No inicio elas entram como lagarta e no final aparece um lindo cenário com elas todas vestidas de borboletas.
Quem puder adquirir o livro também é ótimo. As ilustrações são simplesmente lindas!






Lala, a lagarta

Num lindo jardim florido vivia Lalá-Lagarta a trabalhar. Todos que ali viviam gostavam      de trabalhar e conversar, repousar e servir.
Sr.Sol-Girassol, gira, gira a tudo observar:
-Vamos, amigos, trabalhar...trabalhar...,pois o sol já vai embora, para a lua ter lugar.
Lá no galho Ana-Aranha tece...tece sem parar. Com certeza bem bonita sua casa vai ficar.
Pula aqui, pula acolá, pula sempre a cantar, de música e alegria vem Grilo-Loló o jardim alegrar.
Branca Margarida alva e bela ao jardim sabe enfeitar, com toda sua família vem a tudo encantar.
- Ligeiro...ligeiro! Diz Jojó-Joaninha, vamos todos trabalhar! Lalá-Lagarta se arrastando vem a tarefa começar.
- Corta, corta Lalá, tantas folhas a cortar, é Nita-Formiguinha querendo trabalhar.
Corta, arrasta, carrega, como é bom servir.
Tece, canta, observa, estão todos a trabalhar.
Arrasta, arrasta Lalá no seu lento caminhar, muito cansada está de tanto trabalhar.
Um fio bem longo fabricou para nele se enrolar, dormindo ela ficou, muito tempo a descansar.
Novo dia já começou, vamos trabalhar, esperemos Lalá-Lagarta, que folhinhas virá cortar...
Esperem...
Esperem...
Onde está Lalá-Lagarta?! É Jojó-Joaninha a exclamar!
Esperem...
Lalá não é de se atrasar!... É o grilo Loló, bem alto a cantar.
- Vamos todos procurar nossa amiga Lalá. É Ana-aranha saindo de seu eterno fiar.
Sr. Sol girassol! Lá do alto a comandar, pede a todos que vasculhem aqui e acolá.
Branca-Margarida, anuncia Lalá avistar.
É Lalá! Diz Nita, e está a repousar!
Levantar! É hora de levantar! Dizem todos querendo Lalá acordar.
Trabalhar! É hora de trabalhar! Chama Nita para Lalá despertar.
Imóvel!,sem vida, foram todos encontrar a querida Lagartinha que gostava de trabalhar.
Olhem! Grita Jojó-joaninha, observem, o corpo de Lalá está sem vida, mas...
Lalá está a se transformar....Que linda borboleta a voar!
-É hora de trabalhar! Exclama a borboleta no céu sempre a bailar.
Assim Tatá-borboleta veio ao jardim embelezar.
Livro a lagarta Lalá e primavera

A lagarta Lalá e as cores do arco-íris
História
Projeto aqui:


Aula
O segredo da lagarta

Quem sou eu
Atividade de auto conhecimento

Objetivo:  
* A criança deve compreender sua origem divina; * Perceber sua individualidade; * Conhecer seu nome, suas características físicas e emocionais; e * Saber que existe algo além da matéria (a alma).
Atividade 01:
Perguntar a cada criança seu nome, idade e características como: cor do cabelo, olhos, pele,etc.
Deixar claro que todos são filhos de Deus e merecem respeito independentemente de suas características.
·        Mostrar vídeo da música  “Você é especial”  da Aline Barros
Atividade 02: Atividade de montar o boneco   .
Continua aqui:



Vejam postagens primaveris aqui



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios