BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, novembro 24, 2016

Gato pra cá,rato pra lá>Sequência didática>Hora da história>Atividades PDF>23/11/2016


Sylvia Orthof

Ele conta a história de um gato que estava no telhado perseguindo um rato, mas era um rato cinzentinho, que chorava sozinho. O gato ficou com pena dele, mas não desistiu de devorá-lo.Quando bem ligeira chega a lua certeira, para salvar o ratinho. Acontece que o gato se apaixona pela lua, que aliás é bem bonitinha, enquanto isso o rato ligeiro deu um pulo certeiro e se transformou num morcego. Será que aconteceu uma metamorfose com o rato? Será que ele era um rato? Será que ele era um morcego? Esse livro pode ser bem pequeno, mas nele tem uma criatividade que em muitos livros grandes não se acha. É muito envolvente.
Ao narrar o encontro inusitado de um gato e um rato, o texto busca exalar afetividade, graça e compreensão.
ERA UM GATO, MUITO VIAJADO,
QUE ANDAVA PULANDO POR SOBRE O TELHADO,
E ENCONTROU, DE REPENTE, DE CINZA VESTIDO,
UM RATINHO CHOROSO QUE ESTAVA PERDIDO.

O GATO, DE FATO, QUE NÃO GOSTA DE RATO,
QUIS MORDER, QUIS PEGAR SEU ETERNO INIMIGO,
MAS O RATO CINZENTO PARECIA ALGUÉM
TÃO SOZINHO, COITADO, SEM TER NINGUÉM..
QUE DESPERTOU NO GATO UMA CERTA TRISTEZA
VENDO O RATO CHORANDO, NAQUELA FRAQUEZA.

DONA LUA, REDONDA, QUE A TUDO ASSISTIA,
 VIU O RATO SOFRENDO, NAQUELA AGONIA,
SAIU LÁ DO ALTO DA SUA MORADA, DESCEU CÁ
PRA PERTO, CHEGOU APRESSADA,USANDO,
DE PRATA, UMA ESCADA ROLANTE, 
POUSOU NO TELHADO A LUA BRILHANTE.

O GATO PRA CÁ, MIANDO PRO RATO.
O RATO PRA LÁ, COM MEDO DO GATO...

MAS VENDO A LUA, O GATO, DE FATO,
FICOU AMOROSO, MIANDO POESIA.
A LUA, TÃO GATA, TÃO PRATA, SORRIA.

O RATO CINZENTO APROVEITOU O SOSSEGO,
PULOU NO LUAR E VIROU UM MORCEGO!
Sugestão:
Para realizar a contação desta história, foi utilizado retalhos de panos das cores representadas na história para fazer a representação dos personagens. 
Antes de contar, foi feito o levantamento prévio sobre a história, no qual foram interrogados sobre o que eles esperavam que aconteceria na história, e se alguém já conhecia, como é do projeto que o Banco Itaú realiza todos os anos, ―Ler para uma criança‖, no qual os pais se cadastram e pedem os livros, umas 10 crianças falaram que já conheciam, mas foi dito a eles que a história seria contada de um jeito diferente. 
Todos ficaram muito curiosos para saber de que maneira seria contada. 
Na realização da contação os alunos ficaram bem atentos e prestando atenção na forma em que era utilizado os retalhos para a representação dos personagens. 
Ao término da história, os alunos foram questionados se já haviam visto a história contada com retalhos e disseram que nunca haviam visto.
 Após a conversa, foi pedido que eles reescrevessem a parte que mais gostaram e fizessem a ilustração.

A história e atividades
Ouvindo a história: AQUI
Sequência didática /Balaio de gatos
AQUI
Atividade PDF: AQUI
Manual do professor/PDF: AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios