BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 02, 2017

O que cabe e não cabe no meu mundo>Trabalhando valores>02/03/2017


O que cabe no meu mundo
A partir da temática O que cabe no meu mundo, são desenvolvidas atividades lúdicas e próprias do imaginário da criança, que contribuem para a formação da identidade dos pequenos. 

O objetivo é propiciar integração e vivência de diferentes culturas, incentivo a brincadeiras e atividades lúdicas, respeito ao próximo e conhecimento de si e do ambiente em que se vive.
Vejam todos

Sensibilidade


Sensibilidade é a capacidade de sentirmos o mundo à nossa volta.
De percebermos os sentimentos das pessoas e dos animais e as coisas de uma maneira  muito especial.
Significa experimentarmos, no fundo do nosso coração, sentimentos bons ou ruins. Como, por exemplo, tristeza por ver alguém doente ou machucado.
É respeitarmos nosso professor.
Sentirmos felicidade porque nosso pai chegou de viagem...
... e alegria por podermos brincar com nossos amigos.
Sempre que percebo que papai, mamãe, um amigo ou qualquer um está triste, logo me sensibilizo. Ou seja, sinto um aperto no coração que não é doença, não.
É uma vontade de ajudá-los a voltarem a sorrir e, assim, deixarem a tristeza de lado.
Sermos sensíveis é, ainda, dividir nossas alegrias com os outros e ficarmos contentes quando eles estão felizes. Se estamos bem e quem está ao nosso lado também, experimentamos a felicidade.
Mas, se vejo alguém doente, com fome ou uma criança abandonada pelas ruas, fico triste, pois tenho sensibilidade.
Quando temos sensibilidade, é possível notar o que o outro está sentindo, até mesmo por uma conversa a distância ou por um simples olhar. Assim, também é possível percebermos a saudade que sentimos uns dos outros.
É um dom que precisa ser cultivado entre nós. 
Deve ser regado como uma plantinha, pois é por meio da sensibilidade que conseguimos expressar nossos verdadeiros sentimentos e também percebermos os sentimentos dos outros.
Honestidade
Atividade




dsc04601

Crueldade
o que não cabe no meu mundo: crueldade


Às vezes sentimos raiva e nem percebemos que deixamos entrar no nosso coração um monstrinho feio chamado Crudêncio. 
Então, passamos a maltratar as pessoas que nos cercam, apenas porque não sabemos como livrar dessa raiva. 



Crudêncio é cruel e não podemos deixá-lo nos dominar. No final do livro, você encontrará orientações importantes escritas por um psicólogo. 
Livro e atividade sugerida

Projeto o que cabe no meu mundo
No Ensino Infantil
Atividades sugeridas
PROJETO O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO

INVEJA
Esta história ajudará as crianças a entenderem que cobiçar as coisas alheias é um sentimento muito ruim e que causa frustração. O monstro da inveja, com seus enormes olhos, pode levar a comportamentos estranhos, como falar mal do colega ou quebrar o brinquedo do irmão. 

Assim, nosso objetivo hoje é que a criança se sinta bem valorizando os próprios pertences.

Relacionando os monstros:
BAGUNÇA: se estou brincando com o meu amigo e a inveja me faz desejar o brinquedo dele, o monstro da bagunça vai me fazer a esparramar todos os brinquedos e no meio da confusão, o mostro da inveja me incentiva a quebrar o brinquedo dele.
CRUELDADE: se eu quero um brinquedo que meu amigo tem, eu escondo ele, e finjo que não sei onde ele está, fazendo meu amigo chorar e ficar muito triste.
EGOÍSMO: Inveja e Egoísmo são grandes amigos, pois aquele que quer tudo para si mesmo, também deseja que as coisas dos colegas sejam dele, ou seja, eu fico desejando tudo o que meus amigos tem.
GULA: uma coisa é sentir vontade de comer algo que meu colega está comendo. outra coisa é ter inveja do meu colega porque ele está comendo um doce e eu não...
MENTIRA: a inveja me faz desejar o lápis do meu amigo, mais se meu papai não pode comprar um, eu peço emprestado e não devolvo, e depois eu digo que aquele lápis é meu, mentindo pra todo mundo.
Dá pra notar que inveja faz muito mal para as crianças. Por isso temos que agradecer por tudo o que temos em nossa casa, e se não podemos comprar alguma coisa, o melhor é relaxar e ser feliz com o brinquedo que temos em casa. 

Para acabar com o monstro da inveja então é preciso amar e cuidar das coisas que temos

o que não cabe no meu mundo: inveja

PRECONCEITO 
Julgar as pessoas pela aparência é um horrível efeito do veneno que o Bobo monstro derrama em um coração desprotegido. Não seja bobo como ele, lute contra o preconceito e saiba fazer amigos cada vez mais. Você descobrirá que as diferenças são apenas pequenos .
Ouçam:
+Preconceito: AQUI
Mentira
Ensinar o quanto é ruim mentir é a proposta deste livro. A mentira aqui se apresenta como um monstro ardiloso. Aprender a falar a verdade é fundamental para que as crianças possam crescer cultivando relações de confiança e entendendo que mentir apenas aumenta nossos problemas.

Bagunça
Guardar os brinquedos depois de usá-los, saber juntar a roupa suja, manter arrumadas as gavetas e o material da escola são mais do que tarefas simples: são atitudes importantes que ajudam a criança a entender como o mundo funciona melhor com organização e colaboração.




Este livro irá apresentar a bagunça como um monstro sempre pronto a arrumar confusão. Além disso, pretende ensinar que a desorganização só atrapalha a nossa vida. No final do livro, você encontrará orientações importantes escritas por um psicólogo.


Projeto Pequenas Ternuras
AQUI
Mais projetos afins
AQUI
AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios