BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, junho 29, 2014

Que delícia de bolo>Estímulos literários> Instrucionais> 29/06/2014

Mostra ao leitor um pouco mais sobre a cadeia produtiva 
desses alimentos, desde o campo até o processo de 
industrialização e comercialização, o livro também apresenta 
sua importância nutricional, bem como suas propriedades e 
algumas curiosidades a eles relacionadas.
Que delícia de bolo!

Elza Calixto
Silvia Calixto
As crianças em geral adoram bolo de chocolate, mas será que elas sabem quais são, de onde vêm e como são produzidos os ingredientes usados para prepará-lo? 
Em textos curtos, mas convergentes e bem amarrados por um projeto gráfico interessante, 
Que delícia de bolo! descreve de forma simples as cadeias produtivas por trás desse alimento tradicional na culinária brasileira.
Com a história pode-se desenvolver atividades de escrita em Português, gráfico em Matemática, derivados do leite, alimentos vegetais e animais, lugares onde compramos ingredientes para uma receita em geografia em artes enfeitamos um bolo com recorte e colagem de papel.
Sequência didática
A receita culinária é um gênero textual no qual predomina o aspecto tipológico do descrever ações, tendo, como estrutura, as seguintes partes: ingredientes, modo de fazer, tempo de preparo, calorias e rendimento. 
No trabalho com receitas, deve-se considerar o objetivo deste gênero textual, quem faz uso dele (escreve e lê), onde encontramos e do que fala uma receita.
Vejam:
AQUI
Sequência sobre esta obra : Que delícia de bolo
AQUI
Mais outra sugestão:
   1º momento:
Leitura e exploração dos gêneros textuais.
·         Explicar aos alunos que durante cinco dias eles conhecerão os ingredientes de um bolo
   e a origem dos mesmos.
·         Fazer a exploração da capa do livro: ilustração, autor, após a leitura realizar 
   questionamento sobre o conteúdo.
·         Solicitar os tipos de bolo que eles conhecem escrever os nomes no quadro, 
   sendo junto com ele.
·         Mostrar gravura de bolo.
 2º  momento
·         Fazer leitura para levantamento de informação de outros tipos te bolos
·         Comparação entre os ingredientes de um bolo e outro.
·         Propor a construção de um cartaz com receita de bolo.
·         Separar ingredientes comprados por litros, peso e dúzia.
·         Propor a escolha e a escrita de uma das receitas do cartaz.
 3º momento-
  Retomada da leitura com representação do cartaz.
·         Usar o alfabeto móvel construindo assim nomes dos ingredientes.
·         Escrever no caderno os mesmos separando-as e classificando-as.
·         Criar frases com coerência.
4º momento –
Leitura do livro Que delícia de bolo- Elza Calixto e Sílvia Calixto.
·         O livro focaliza diversos tipos de informações sobre os ingredientes.
·         Comentar a quantidade origem de cada ingrediente.
 5º momento-
 Construção de um caderno ilustrado na ordem alfabética
  6º momento –
 Reprodução de uma receita pelo aluno.
Abordagem lúdica
·         Experiência com o fermento.
·         Trabalhar com o jogo da velha.
          Fazer um bolo e explorar a quantidade


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios