BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sábado, fevereiro 02, 2013

Cabe na mala > Estímulos alfabéticos , financeiros e literários > 02/02/13



Cabe Na Mala - Ana Maria Machado


Caderno de atividades
http://www.linhamestra.com/livros/caderno/00mala/00mala.pdf
Mais atividades
Cabe na mala
Sugestão de uma mãe
1 - Utilizar o método Doman para mostrar as palavras do livro. Fiz uma sequência de palavras e frases. Aproveitei para explicar a ele o significado de palavras com que ele não tinha familiaridade, como "cutia", "lona", "mata", etc.
2 - Criar um livro de atividades trabalhando a leitura e escrita das palavras do livro.
Imprimir as atividades abaixo, furei e coloquei numa pasta com sacos plásticos.
Assim as atividades podem ser feitas várias vezes, basta usar pincel de quadro branco sobre o plástico e apagar com um paninho ou papel toalha.
Também pode-se usar canetinhas coloridas de hidrocor, mas neste caso apaga-se com lenços umidecidos. A sequência das atividades é:
a) Colorir e cobrir palavras
b) fazer palavras com massinha de modelar
c) quebra-cabeças de palavras
d) ligar a figura à palavra
e) ligar pontos de palavras iguais
f) procurar palavras escritas com fontes diferentes
g) caça-palavras
h) achar palavras no meio das frases
i) caligrafia min[usculas
j) cruzada
k) escrever os nomes das figuras
l) ligar figuras e palavras
m) labirinto
n) jogo de tabuleiro 1
o) jogo de tabuleiro 2


3 - Como meu filho gosta muito de matemática, aproveitei e criei uma atividade simples sobre o livro. Usar potinhos de tamanhos diversos que se encaixem, e cujo maior caiba na caçamba de um caminhaozinho de brinquedo.
Como eles cabem no caminhão? Espalhados cabem?
E se colocarmos um dentro do outro?
Desenhar círculos numa folha usando os potes como molde e pedir para a criança ordenar do menor para o maior (apresentar símbolo de menor < e maior >)
e depois numerar.
Para baixar atividades coloque a senha:
estimulandomeusfilhos
http://www.4shared.com/rar/JSIF2ac9/Cabe_na_mala.html



http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012/02/o-primeiro-livro-3-6-anos-cabe-na-mala.html

Motivação : Livro: “Cabe na mala”.
Leitura do 1º livro: Cabe na mala.

Cabe na mala
A vaca vai à vila.
O cavalo vai à vila.
A vaca leva uma mala de lona e o tatu.
O cavalo leva uma maleta de pano e a cutia.
Na vila, a vaca vê : a batata e a vela, a bola e a panela.
O cavalo vê : o pote e o caneco, o bolo e o boneco.
Mas nada cabe na mala e na maleta.
Discutir com eles a idéia do livro e explorar a linguagem oral através da pergunta:
“O que cabe na mala?”.
Registra em blocão.
Identificar nesta listagem palavras relacionadas ao livro de história como tatu, cutia, panela e pote. (pois de acordo com a história cabiam na mala)
Muitas coisas cabem na mala.
E muitas pessoas podem carregar uma mala.
Identificar na história os animais que carregavam a mala (vaca e cavalo).
Através de desenhos expressar o entendimento da história.
Destacar as palavras vaca e cavalo. Marcar os pedaços iguais nas duas palavras (seria o ca/va). Frase: A vaca e o cavalo carregam a mala.
Despertar para a visualização da posição desses dois pedaços, inclusive na posição invertida em que se encontram na palavra, um em relação ao outro.
Exercícios de fixação e introdução de pequenas expressões em folhas mimeografads e no caderno.
Culminância: Realizar com eles um varal de roupas estampando os rostos dos animais da história, numa camisa lisa, através com desenho vazado, utilizando tinta colorida. Identificando o animal (um na frente e outro atrás) com seus respectivos nomes.
Aproveitando a idéia da unidade anterior, levar uma mala. Fazer com que eles pensem que a mala está se mexendo. Por que será? (estimular a imaginação). Depois de muitas especulações, abrir, enfim, a mala e apresentar a boneca falante BIA.
A partir daí, então, estimular a oralidade e a imaginação através de:
Desenho da boneca saindo da mala e deixá-los á vontade para escrever a palavra ‘boneca’ da maneira como acharem correta;
Texto coletivo narrando o fato ocorrido com a mala, estimulando a fantasia e a oralidade em relação à boneca;
Marcar a frase A boneca cabe na mala. E destacar a palavra boneca.
Procurar a mesma em vários tipos de frases e textos;
Registrar a frase por meio de uma etiqueta no caderno e explorar a palavra em destaque. Identificar visualmente e auditivamente os pedaços da palavra boneca.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios