BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, setembro 29, 2013

Qual a cor do amor? > Estímulos literários >Projeto>PDF> 29/09/13

Linda Strachan

Temas: Pluralidade cultural / Conto / Animais / 
Relacionamento familiar / Cores / Amor / Dia das Mães (2º Domingo de Maio)

Um elefantinho que estava curioso em saber qual era a cor de amor, insatisfeito saiu para perguntar para todos os animais da floresta ..... 
A história ilustra que a cor do amor é nós que escolhemos, pois o amor está em todas as cores. 




- Qual é a cor do amor? - perguntou o elefantinho cinzento - será que é verde?
- Não sei se isso é verdade, mas a grama é verde, então talvez o amor seja azul - disse o velho carinhoso avô.
- Qual é a cor do amor? - perguntou o elefantinho cinzento - será que é azul?
O tigre se deitou e rolou de costas - não sei a resposta, meu caro amiguinho; o céu é azul... talvez o amor seja amarelo!
- Qual é a cor do amor? - perguntou o elefantinho cinzento - será que é amarelo?
O leãozinho abriu um olho, muito cansado para brincar. Bocejou e falou:
- Este sol quente é amarelo; o amor não será vermelho?
- Qual é a cor do amor? - perguntou o elefantinho cinzento - será que é vermelho?
A arara, pousada em cima de um galho, falou:
- Vermelho é das flores, o amor é brilhante... portanto, é bem simples: o amor é branco!
- Qual é a cor do amor? - perguntou o elefantinho cinzento - será que é branco?
- Não, o amor não é branco - disse a zebra - não, eu acho que... o amor é tão belo que só pode ser cor-de-rosa!
- Qual é a cor do amor? - perguntou o elefantinho cinzento - será que é rosa?
- Rosa? - gritou o flamingo - não, não pode ser. O amor deve ser laranja como o pôr-do-sol à tardezinha.
Desanimado e cansado ao fim do dia, o elefantinho cinzento falou:
- Já sei a quem perguntar, e logo pensou em sua mamãe.
Despediu-se do flamingo com suas pernas compridas e passou pela zebra na beira do rio.
O leãozinho se fora de sua pedra ao sol e o tigre saiu correndo, atrás da caça.
O elefantinho foi até a beira da água e molhou a pata. Ele disse à sua mãe:
- Será que alguém sabe? Já tentei todas as cores, da grama às flores, do céus às nuvens, e até o sol lá em cima... mas ninguém soube me dizer a cor do amor.
- Qual é a cor do amor?
- Eu lhe digo, filhote...é tão escuro como a noite, e tão brilhante como o sol; pense numa cor e ali está o amor; o amor é toda cor, é tudo, em todo lugar.
- Qual é a cor do amor? São todas as cores à nossa volta, porque nada mais importa quando você encontra o amor.

Dica literária: AQUI
Sequência didática/PDF:AQUI
Atividades PDF:AQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUI


Projeto
AQUI

Atividades
AQUIAQUI,AQUIAQUIAQUI
Qual a cor do amor para você?



Vejam mais aqui:

Atividades integrando Linguagem oral, artes visuais, natureza e sociedade
Objetivos:★ Oferecer momentos prazerosos de construção de vínculos afetivos por meio da história Qual É a Cor do Amor? 
 Promover a interação entre professores, comunidade escolar, pais e filhos – ou quem exerce essa função – com a confecção de lembrancinhas e atividades lúdicas 
 Desenvolver a criatividade, imaginação e a expressão oral da criança 
 Reconhecer cores 
 Pesquisar informações e curiosidades sobre os elefantes
.


Vejam tudo aqui
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/102/artigo227172-1.asp

Convivência: que nó é este?

Objetivos:
★ Estimular a boa convivência entre os alunos e em sociedade
★ Transmitir e debater valores universais


Vejam atividades


Hoje vamos aprender a trabalhar o respeito com as nossas crianças da pré- escola de uma maneira gostosa e muito divertida.
Objetivo: Conscientizar as crianças através do lúdico sobre a importância do respeito em sala de aula.
http://toquepedagogico.blogspot.com.br/2012/05/plano-de-aula.html

Vamos cantar
A cor do amor
AQUI
Abordagem musical
AQUI
Aulas
AQUI
AQUI




Link para essa postagem


terça-feira, setembro 24, 2013

A formiguinha e a neve >Estímulos literários> Conto acumulativo > Separando sílabas > 24/09/13



[Slide1.JPG]

Certa manhã de inverno uma formiga saía para o seu trabalho diário.

Já ia longe procurar comida quando um floco de neve caiu, prendendo o seu pezinho.

Aflita, vendo que ali poderia morrer de fome e frio, a formiga olhou para o Sol e pediu:
- Sol, tu que és tão forte, derreta a neve e desprenda o meu pezinho?
E o Sol, indiferente, respondeu:
- Mais forte que eu é o muro que me tampa.
Então a pobre formiguinha disse:
- Muro, tu que és tão forte, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho? E o muro rapidamente respondeu:
- Mais forte que eu é o rato, que me rói.
A formiga, quase sem fôlego, perguntou:
- Rato, tu que és tão forte, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
E o rato falou bem rápido:
- Mais forte que eu é o gato que me come.
A formiga então perguntou ao gato:
- Tu que és tão forte, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O gato responde sem demora:
- Mais forte que eu é o cachorro, que me persegue.
A formiguinha estava cansada e, mesmo assim, perguntou ao cachorro:
- Tu que és tão forte, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
- Mais forte que eu é o homem, que me bate.
Pobre formiga! Quase sem força, perguntou ao homem:
- Tu que és tão forte, que bate no cachorro, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O homem olhou para a formiga e respondeu:
- Mais forte que eu é Deus, que tudo pode.
A formiga olhou para o céu e perguntou a Deus:
- Tu que és tão forte que tudo pode, desprenda o meu pezinho?
E Deus, que ouve todas as preces pediu à primavera que chegasse com seu carro dourado triunfal enchendo de flores os campos e de luz os caminhos, e vendo que a formiga estava quase morrendo, levou-a para um lugar onde não há inverno e nem verão e onde as flores permanecem para sempre.

Livro aqui


Vejam atividades aqui:


Esta historinha é muito bonita e principalmente agora, com a chegada do inverno,  é uma boa ideia trabalhá-la com a turma.
Além de linda, singela, traz uma lição de amor e vida, de superação de obstáculos.
Sugestões:
  • Roda de leitura com fantoches (veja fantoches aqui)
  • Ilustração do texto em forma de quadrinhos (veja modelos aqui)
  • Reescrita do texto;
  • Teatro, representação do texto e apresentação feita pelos alunos devidamente caracterizados .
  • Montagem de máscaras com as personagens;
  • Atividades relacionadas ao texto;
  • Ouvir o áudio e ilustrar com guache, dobraduras, colagem etc.
  • Confecção de dedoches e palitoches (veja aqui)
  • Conversar sobre a chegada do inverno e suas características em nosso país, onde não há neve e geralmente as temperaturas são elevadas;


Outras tantas atividades aqui:
Audio mp3

Teatro aqui:
Aprendendo a separa sílabas com a formiguinha...





Atividades:
Organize as personagens que são animais, seguindo a ordem do texto.
Se você pudesse ajudar a formiguinha, o que faria?
Desenhe o que aconteceu com a formiguinha assim que ela saiu para trabalhar.
Fonte: Colégio Pentágono /Avaliação 2º ano






Link para essa postagem


terça-feira, setembro 17, 2013

Orelha de limão >Estímulos literários > 17/09/13



Katja Reider

Importância as diferenças
Orelha de limão
Garantir o desenvolvimento integral das crianças.
   Oportunizar contato com a expressão literária;
 Desenvolver a expressão cultural infantil;
Contato com conceitos relacionados com a diversidade e inclusão/exclusão.

O livro “Orelha de Limão”, escrito por Katja Reider e ilustrado por Angela Von Roehl,  aborda questões referentes às diferenças e das tristezas que elas podem  causar quando não sabemos lidar com o singular. É a história de uma linda ovelhinha, que difere de todas as outras de sua espécie por ter uma das orelhas de cor diferente. Essa diferença permeia por toda a narrativa, é um verdadeiro drama existencial da ovelha!  Quando ela encontrava seus conhecidos, era sempre indagada por meio de gozações e apelidos maldosos – azeda e fedida eram os adjetivos pelos quais era nomeada.
Continua: AQUI
Projeto: AQUI

"Era uma vez uma pequena ovelha, igual a todas as outras. Só uma coisinha nela era diferente: uma de suas orelhas era amarelo-limão.
" Mas quanta diferença! 
Por conta desse pequeno detalhe, uma orelha amarelo-limão, nada dava certo para a ovelha e ela sofria muito.
 Em Orelha de Limão, a autora fala das diferenças: muitas vezes pequenos detalhes que nos fazem sofrer geram grandes transtornos.
Ouvindo: AQUIAQUI
A história: AQUI
Saber lidar com as diferenças é a proposta deste interessante livro. 
 Motivação para a leitura 
 · Quem gosta de apelido? Eis um versinho de um autor desconhecido: 
"Apelido é um outro nome, diferente do que temos./ 
Mas nem sempre é por carinho que apelido recebemos./ 
Muitas vezes o apelido é usado para xingar./ 
Para não causar tristeza, eu preciso perguntar:/ 
Por favor, me responda, como devo te chamar?" 
Vamos refletir: você tem algum apelido? 
Você gosta? 
O que acha dos apelidos que aparecem entre seus colegas? 
 
Propostas de atividades: 
 · O que você achou da atitude do carneiro? 
Ele agiu como um verdadeiro amigo, mesmo enganando a pequena ovelha? 
 · Como você explicaria a mudança de comportamento da pequena ovelha, depois de pensar que estava realmente com a orelha igual a todos os outros? 
 · Na sua opinião, por que as diferenças não são bem aceitas? 
O que você considera "ser diferente"? 
 · Você sabe o que é caricatura? 
Procure exemplos e traga para a escola. Vamos brincar! Faça sua própria caricatura (uma maneira bem-humorada de retratar-se). 
 · Converse com seus amigos e professor, e faça um trabalho de redação, colagem, desenho etc. a partir da frase: 
"Trate as outras pessoas como deseja ser tratado".

Diversidade, semelhanças e diferenças.
Os objetivos destas atividades são explorar as semelhanças e diferenças das crianças e o que significa ser exclusivo.
Materiais:
Folha de informação pessoal
Livros sobre diferenças. Existem livros infantis que o tema central são as diferenças entre os personagens como:
Elmer o elefante xadrez de David Mckee.
Tudo bem ser diferente de Todd Parr. http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU
Sugestões da Márcia Madalozzo (mãe de uma linda menina no espectro):
A felicidade das borboletas de Patrícia Engel Secco.
Orelha de limão de Katja Reider e Angel Von Roehl.
Uma joaninha diferente de Regina Célia
Rodas, pra que te quero de Angela Carneiro e Marcela Calamo
entre outros.
Você pode conversar com as crianças sobre as formas em que todos nós somos únicos como altura e peso; cor do cabelo e dos olhos; atividades que gostamos; como aprendemos; nossas vozes .
Atividade 1: Folha de informação pessoal
Peça aos alunos para completarem a ficha de informações pessoais.
Você pode colocar os alunos em pequenos grupos para esta atividade. Depois que os alunos completem a folha,converse sobre os resultados, na aula de matemática vocês podem fazer tabelas e usar a atividade como um meio para explorar semelhanças, diferenças e singularidade.
Ficha de Dados Pessoais
Circule as frases que são verdadeiras para você. Você pode adicionar mais frases nos espaços em branco.
1. Eu gosto de assistir filmes.
2. Eu tenho um irmão.
3. Eu tenho uma irmã.
4. Gosto de comer espaguete.
5. Eu tenho um animal de estimação.
6. Tenho o cabelo castanho.
7. Eu gosto de jogar no computador.
8. Eu venho a pé para a escola.
9. Eu já fui à praia.
10. Eu sei subir em árvores.
11.
12.
Atividade 2: Livros sobre diferenças
Use os livros infantis que tenham temas as diferenças e semelhanças para facilitar a discussão de classe.
Atividade adicional: Jogo: Morto ou Vivo
Esta é uma atividade divertida para usar como um meio de explorar as semelhanças, diferenças e singularidade.
Nesta versão de Morto ou Vivo, os alunos irão responder apenas quando o comando é válido para eles. Por exemplo, "Quem tem olhos,castanhos levanta!”. "Todos os alunos de olhos castanhos levantam.”
Outras frases podem incluir:
• “Quem gosta de futebol, fique em um pé."
• "Quem tem um gato de estimação, coloque sua mão esquerda sobre o sua cabeça ".
Após o jogo os alunos sentam em círculo. Peça a cada aluno apontar um colega que de alguma maneira ele / ela e o outro aluno são semelhantes. Peça aos alunos comentarem algo que não conheciam sobre um colega antes do do jogo.
Projeto

O limão Sebastião: AQUI





Link para essa postagem


A casa e seu dono > Estímulos literários e poéticos >Sequência didática e afins> 17/09/13


Elias José
Sequência didática
Objetivos
  • Reconhecer no texto palavras que rimam;
  • Desenvolver a consciência fonológica;
  • Comparar a grafia entre palavras que se repetem e que se assemelham;
  • Identificar as rimas nas palavras;
  • Produzir novas rimas para a proposta do contexto.
  • Ser ilustrador da própria rima confeccionando um livro adaptado à obra.
Estratégias e Recursos da Aula
  • Apresentar o texto em cartaz " A Casa e seu Dono"( Elias José);
  • Realizar com os educandos leitura segmentada;
  • Dimamizar a aula pedindo que localizem palavras no texto;
  • Apresentar fichinhas com palavras que rimam e realizar leitura coletiva;
  • Reescrever o texto trocando os desenhos por palavras;
  • Confeccionar cartaz com novas rimas para o texto em estudo.
  • Estruturar o texto fragmentado ( realizar em forma de competição).
  • Elaborar uma pescaria das palavras que rimam.
Vejam aqui:



ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA.
ESSA CASA DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.

JOSÉ, Elias. Caixa mágica de surpresa. São Paulo: Paulus, 1984. p.9.

1) Copie, em ordem alfabética, o nome dos animais que aparecem no poema. Represente-os com desenhos.

2) Destaque do poema as palavras que rimam:
Caco rima com .........................
bonita rima com .........................
cimento rima com .......................
telha rima com.............................
lata rima com ..............................
elegante rima com ........................
repente rima com.........................

3) Pinte as palavras que começam com a mesma letra, usando cores diferentes para cada letra ( azul, para a letra c, vermelho para letra m, verde para letra e, marrom para letra m....):

CACO             BONITA           CIMENTO             TELHA
MACACO       CABRITA        JUMENTO            ABELHA
LATA              ELEGANTE     REPENTE          BAILARINA
BARATA        ELEFANTE      GENTE            MARGARINA

4) Encontre os nomes dos animais que aparecem no poema e registre-os:

E E B A R A T A O M A C A C O J U J
W G D R T A S V Y T B D A K U H U U
J U M E N T O S S D E L E F A N T E
H I G T F C V B F D L K N H Y G F V
D H Y N J K D F S R H E V C X Z S S
F G J U C A B R I T A J R D A R C F

5) Ordene as sílabas formando palavras:
CA-MA-CO------------------------------------
TA-RA-BA-------------------------------------
FAN-LE-E-TE----------------------------------
TO-MEN-JU-------------------------------------

6) Escreva o nome de outros animais que iniciam com as letras:
A _________________________________________________
B _________________________________________________
C _________________________________________________
E _________________________________________________
J _________________________________________________
M _________________________________________________

7) Vamos completar com o nome dos animais que são citados no poema.
a) inseto indesejável---------------------------------------
b) produz o mel-----------------------------------------------
c) tem uma enorme tromba----------------------------------
d) animal de carga---------------------------------------------
e) adora comer bananas---------------------------------------
f) feminino de cabrito------------------------------------------

8) Forme 2 frases  com as palavras:

ABELHA -------------------------------------------------------------------
MACAC0 --------------------------------------------------------------------

9) Forme novas palavras, trocando a primeira letra:
   G E N T E                       L A T A
...... E N T E                    .....  A T A
...... E N T E                    ...... A T A
...... E N T E                    ......  A T A
...... E N T E                    ......  A T A

PRESENTAR O CARTAZ CONTENDO O TEXTO LACUNADO 
E, PELA RIMA.
 A ESCONDIDINHA È UMA ÓTIMA 
ALIADA PARA PROVOCAR AS APRENDIZAGENS 


Mais sequências: AQUIAQUI

Proposta de trabalho com este poema

A dica pedagógica para a Educação Infantil que apresentamos hoje, 
servirá para aprofundarmos um pouco mais a respeito do papel
 da Linguagem Escrita nessa etapa de ensino, pois, conforme 
mostra Stemmer (2010, p.v 131), comumente nos deparamos 
com professores (as) que atuam na Educação Infantil levantando 
questionamentos  relacionados ao processo de ensino-aprendizagem 
da leitura e da escrita,

Mais sugestões:  AQUI
Mais atividade
AQUI
Atividades PDF: AQUIAQUIAQUIAQUIAQUI
Aula/You tube: 2º ano: AQUI
Aula: Formação de palavras: AQUI
Alfabeto: AQUI
Tutorial: A casa e seu dono: AQUI
Moradia: AQUI
A casa do seu Damião: AQUI
Utilizando  recursos pedagógicos: 
A casa e seu dono: AQUI , AQUIAQUIAQUI   Dobradura: AQUI
5 atividades: AQUI





Link para essa postagem


 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios