BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 29, 2013

Linguagem dos cartazes > Produção de textos > Meio ambiente > 29/05/13


Produção de texto:
Gênero Textual: Cartaz
Orientações sobre o Gênero textual
O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.

Objetivo geral
Produzir texto demonstrando clareza, ordenação lógica do pensamento, considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero.

Objetivos específicos
Produzir textos,considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero;
 Produzir textos coerentes com organização estética, utilizando adequadamente o papel e a disposição gráfica da margem.

Metodologia
1ª parte
Orientar a atividade, explicando novamente que um cartaz é um gênero textual que encontramos no nosso cotidiano e que serve para informar, instruir ou convencer as pessoas a respeito de um assunto.Ele é colocado em locais públicos como ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, os que iremos fazer ficarão expostos no pátio da escola.
O cartaz é constituído de texto verbal e imagem e, às vezes, um título.
O texto verbal deve ser curto e em linguagem simples e direta.
Como é para ser visto de certa distancia suas letras e gravuras devem ser em tamanho maior.
Colocar os alunos em contato com um corpus textual do gênero utilizado, que lhes sirva de referência, através da observação de figuras de cartazes, trazidos para a sala pela professora com o Gênero Textual utilizado: CARTAZ

2ª parte
•Dividir a turma em equipes de 3 alunos cada.
•Distribuir os materiais: cartolina, cola, tesoura, lápis, hidrocor, jornais e livros velhos
•Os alunos de cada equipe escolherão, dentro do tema Meio Ambiente, um título para seu cartaz.
•Dois alunos de cada equipe selecionarão as figuras tiradas dos jornais e revistas, enquanto um aluno de cada equipe irá ao Laboratório de Informática escrever as os títulos e frases para colarem nos cartazes.
•Pedir que observem o tema, a organização estética, utilizando adequadamente o papel e a distribuição, o agrupamento das gravu -ras deixando uma margem.
•Quando terminado o trabalho será demonstrado aos colegas e depois do trabalho de Matemática que será feito com a cartolina, será exposto no pátio da escola para informar,instruir ou convencer aos demais colegas a respeito da importância da preservação do Meio Ambiente .



Recursos
Professora, alunos e figuras de cartazes
Cartolina, cola, tesoura, lápis, giz de cera, hidrocor, computador e impressora,
papel ofício,caderno , lápis,jornais e livros velhos , Laboratório de Informática

Avaliação
Observação do interesse dos alunos sobre o assunto, demonstrando compreensão do mesmo .
 Comentários sobre o assunto
Análise das produções dos alunos
Observação da participação individual e do grupo, no trabalho.



Desenvolvendo  o gênero textual através do tema MEIO AMBIENTE
Problematização
Como os alunos poderão compreender que fazem parte integrante da natureza e modificar seus hábitos, costumes , valores e atitudes para preservar o Meio Ambiente?
Desenvolvendo a Problematização:
O que sabemos?
• Poderemos utilizar este tema, Meio Ambiente, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes , valores e atitudes para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.



Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância da preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.



Objetivos Específicos:
• Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
• Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
• Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
• Produzir cartazes, a partir de tema proposto.
• Realizar leitura de texto, identificando e localizando informações em textos de diferentes gêneros.
• Comparar grandezas de mesma natureza, escolhendo uma unidade de medida relacionada ao atributo a ser mensurado.
• Identificar grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento, superfície, etc.
• Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da sua comunidade.



Atividade musical para enriquecimento

Herdeiros do futuro
Toquinho
A vida é uma grande amiga da gente
nos dá tudo de graça prá viver
sol e céu, luz e ar, rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
e pra esse futuro ser feliz
vamos ter que cuidar bem desse país
vamos ter que cuidar bem desse país...
Será que no futuro haverá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?
Será que os arco-íris terão cores?
E os passarinhos vão poder voar?...
Será que a terra vai seguir nos dando
o fruto, a folha o caule e a raiz?
Será que a vida acaba encontrando
um jeito bom da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar bem desse país
vamos ter que cuidar bem desse país...
A vida é uma grande amiga da gente



Fonte:  Professora Nancy Borges do grupo Sugestão de atividades (email )
Referências Eletrônicas:
A influência estética dos cartazes artísticos na publicidade moderna

Um gênero textual informativo – O cartaz

A linguagem do cartaz

Você sabia que o cartaz compõe aquela imensa variedade de textos que fazem parte do nosso cotidiano?
Durante nosso percurso pelas ruas, temos a oportunidade de depararmos com vários tipos de cartazes. Porém, nunca paramos para observar a maneira pela qual sua linguagem se constrói.
É um tipo de texto que deverá conter uma comunicação breve, mas com bastante clareza e objetividade, como também imagens ilustrativas que procurem despertar a atenção das pessoas.
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.
Como o instrumento maior é estabelecer a comunicação, é preciso que haja uma total compreensão sobre aquilo que se pretende dizer. Por esta razão, as letras devem ser escritas em tamanho maior, proporcionando uma total visualização.
São utilizados de acordo com várias situações distintas, como por exemplo, uma campanha publicitária contra prevenção de doenças, combate aos problemas sociais, preservação do meio ambiente, campanhas em prol da solidariedade, incentivo à doação de órgãos, protestos ligados à greve de trabalhadores reivindicando melhoria de salários, e outros.
Por Vânia Duarte

Vale a pena conferir este link aqui sobre todos os tipos de textos





Aula :Cartaz

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cartaz.
Identificar a função do gênero textual cartaz.
Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do cartaz.
Produzir cartazes adequados ao uso social.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22508






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios