BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quinta-feira, outubro 25, 2012

A vaca Rebeca> Uma história avacalhada> Estímulos literários>25/10/12

Resultado de imagem para a vaca rebeca
Regina S e Martinez
A vaca Rebeca aqui:

A VACA REBECA
Texto de Regina Siguemoto e Martinez



Rebeca sapeca ganhou na loteca
uma linda cueca.
- O que vou fazer com esta cueca?
- Gostaria mesmo de uma boneca soneca!
Zeca careca viu a cueca e gritou:
- Rebeca!
Quer trocar sua cueca...
pela minha boneca soneca?!?



Literatura infantil: A vaca Rebeca

• Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização.
 Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
Trabalhar o livro: A vaca Rebeca (um exemplar para cada criança)
1. Explorar a capa, o nome da autora, ilustrador, editora, as gravuras.
Depois, ler a história.
Observar a compreensão do texto:
a) Quais as personagens da história?
b) O que significa ganhar na loteca?
c) Qual é a troca que o jacaré propõe?
d) A vaca concorda com o jacaré? Como sabemos se não está escrito?
2. Escrever a palavra VACA no quadro e perguntar: qual a letra que começa a palavra, quantas letras têm a palavra, quantas sílabas.
lletras em EVA, mostrar a família silábica da letra V: VA, VE, VI, VO, VU.
Pedir que as crianças falem palavras que comecem com V. Anotar as palavras no quadro.
3. Na folha ofício: escrever V v (com letra cursiva). Desenhar coisas, objetos ou animais que comecem com a letra v.
4. Usando caixas de leite limpas e papéis coloridos, construir com os alunos fantoches da vaca e do jacaré.
Aula 2:
Pedir que cada criança reconte oralmente a história da vaca Rebeca.
Depois, em duplas, propor a recontagem a ser realizada por escrito.
A professora fará a correção a lápis, a fim de que os alunos possam fazer a auto-correção, posteriormente.
Caso alguns alunos não consigam escrever, a professora poderá ser o escriba.
Avaliação
Nessa aula a professora terá a oportunidade de avaliar se o aluno:
- compreendeu a história lida e/ou contada;
- interpretou as imagens contidas no livro;
- foi capaz de recontar a história de forma coerente;
- reconheceu palavras pertencentes à família sílabica da letra V.




Uma história avacalhada













O sonho da vaca
Sonia Junqueira


A vaca estava cansada.
Dormiu e começou a sonhar.
Quando uma vaca dorminhoca tem um sono agitado,
na certa agita tudo que estiver a seu lado

Formando leitores na educação infantil

Livro de atividades

Sugestão de textos  ( vários, com grupos de palavras )



A VACA E SUAS CARACTERÍSTICAS EXTERNAS




- Identificar características externas da vaca;
- Nomear partes externas do corpo da vaca.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Questionar as crianças se conhecem uma vaca e como é ela?
Estratégias e recursos da aula
Inicialmente será necessário que o professor faça uma conversa informal acerca de como é uma vaca para perceber que ideias as crianças já têm formadas sobre este animal.
1º Momento –
 Produzir um registro coletivo a partir dos relatos das crianças.
Para tal atividade será utilizado papel e caneta piloto.
A professora poderá formular perguntas do tipo:
- O que é uma vaca?
- Como é a vaca?
- O que vemos no corpo da vaca?
- Quantas patas ela tem?
- O que tem na cabeça da vaca?
Este texto coletivo servirá para relembrar o que aprendemos sobre as características externas da vaca, assim como, incentivar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças.
2º Momento –
Logo após o professor deve solicitar que as crianças desenhaem uma vaca como elas imaginam que seja (a partir do relato oral das crianças).
3º Momento –
O professor deve mostrar para as crianças imagens de diferentes raças de vaca e pedir para elas compararem com as idéias que tinham inicialmente.



vaca holandesa






vaca gir






4º Momento:
 Completando o corpo da vaca.
O professor deve entregar as crianças uma atividade com a imagem de uma vaca, mas com algumas partes faltando para que as crianças observem o que está faltando e complete o desenho.
Todo o material produzido pelas crianças deverá ser exposto no mural da sala.
Recursos Complementares
Avaliação
Avaliar se as crianças:
- Identificaram as características da vaca, nomeando as partes externas que compõem seu corpo.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios