BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, novembro 11, 2011

Aulas natalinas> 11/11/11



O Natal:
você sabe como essa data comemorativa surgiu?

Autor: Lívia R.Bardy
Co-autores: Andréa M. L. Doescher, Erwin Doescher, Kátia Z.Ferreira
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre os aspectos históricos do Natal, em especial, como ele surgiu e como é comemorado em alguns países.
Em termos cognitivos serão trabalhadas as seguintes competências:
- Conhecimentos históricos;
- Leitura e Interpretação de textos;
- Língua escrita (elaboração de uma redação);
- Linguagem Oral;
- Pesquisa em diferentes fontes;
- Organização de trabalhos em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para iniciar as discussões acerca do tema destas aulas, o professor deverá mostrar aos alunos as imagens a seguir (Figs.1 e 2) e perguntar o que eles sabem sobre estas e o que significam.

Figura 1 – Imagem de uma árvore de Natal


Figura 2 – Imagem de um Papai Noel


Após ouvir os conhecimentos que os alunos têm sobre estas duas figuras, sobre o que elas representam para eles, o professor deverá fazer uma pergunta, com o objetivo de deixá-los instigados em saber a resposta, a qual segue abaixo:
“Vocês sabem como surgiu a comemoração do Natal?
Será que em todos os lugares do mundo o Natal é comemorado da mesma forma que comemoramos aqui no Brasil?”
O professor ouvirá as respostas dos alunos, e dirá a eles que após o desenvolvimento das próximas atividades responderão esta mesma pergunta embasados nos resultados de pesquisas que farão.
Em seguida, os alunos deverão se dirigir ao Laboratório de Informática para efetuar pesquisas em diferentes fontes, inclusive Internet, para então responder as questões feitas pelo professor.
Atividade 1
Sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos, duplas ou trios, para efetuar as pesquisas sobre o tema Natal.
O professor deverá, além de indicar alguns sites para pesquisa, entregar aos alunos outras fontes de consulta e pesquisa, tais como: jornais, revistas, livros, folhetos entre outros materiais que abordar o assunto do Natal.
Os temas para a pesquisa são:
- Como surgiu o natal?
- Como é a comemoração do Natal em diferentes países?
Segue abaixo, alguns links de sites sugeridos para o desenvolvimento das pesquisas (Fig. 3):






Figura 3 – Imagem do site “Arte Educação”

Após o desenvolvimento das pesquisas, e debatê-las com o professor e os demais alunos, as perguntas feitas no início destas aula deverão ser retomadas e discutidas com os alunos.
Além disso, os alunos deverão, ainda em grupos elaborar uma reportagem sobre o "Natal no mundo".
Esta reportagem poderá ser filmada e em outra oportunidade transmitida aos demais alunos da escola.
 Cada grupo, poderá ficar responsável por falar de um país, como é feita a comemoração do Natal, como é a frase "Feliz Natal" na língua falada pelo país que fica ram responsáveis, entre outras informações que considerarem relevantes.
Atividade 2
Com o objetivo de finalizar estas aulas, cada aluno deverá escrever, individualmente, uma redação sobre o Natal.
Esta redação poderá ser no estilo “Carta” e deverá conter informações sobre os assuntos pesquisados.
Sugerimos que a proposta da redação seja a de que cada aluno escreverá uma carta para um amigo ou parente em que contam tudo o que aprenderam, na escola, sobre o Natal em diferentes lugares do mundo, em especial sobre a história do Natal.
A competência da escrita de redação, é extremamente importante e deve ser trabalhada com os alunos desde as primeiras séries do Ensino Fundamental Inicial!
Recursos Complementares
Os links abaixo se referem a livros de Literatura Infantil que abordam o tema do Natal:





Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos.
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado do Natal em diferentes partes do mundo.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
Conhecimentos históricos;
- Leitura e Interpretação de textos;
- Língua escrita (elaboração de uma redação);
- Linguagem Oral (apresentação das pesqquisas);
- Pesquisa em diferentes fontes;
- Organização de trabalhos em grupos.

 


Leitura Informativa
 e significados dos símbolos natalinos

O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro!
Neste dia comemora-se o nascimento de Jesus de Nazaré.
Embora seja um feriado cristão, muitos que não creem em Cristo também celebram a data.
A troca de presentes, cartões, a ceia e as músicas é um costume popular mais moderno que incluem a decoração de árvores com enfeites natalinos e casas com pisca-piscas e guirlandas.
Vejam mais aqui:

 
Festejando o Natal

Autor: Vanesa S.C.Galvão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer a história do natal.
• Saber quem é Jesus.
• Conhecer os símbolos do natal.
• Despertar-se para a importância do natal.
• Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas, tais como a confecção do presépio, da árvore de natal etc.
• Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades envolvendo a temática do natal.
• Participar de uma ceia natalina na sala de aula.
• Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Preparar as crianças para a chegada do Natal, desenvolvendo valores, a sensibilidade e os sentimentos alusivos que o nascimento de Jesus despertam na humanidade, interdisciplinalizando a contagem regressiva, a temporalidade e a formação para a cidadania.
No momento da rodinha, conversar sobre algumas perguntas problematizadoras:
O que é o Natal?
Todas as pessoas comemoram essa data?
 Quem deve ser homenageado neste dia tão importante?
Por que algumas pessoas trocam presentes neste dia?
Será que quem não tem presentes a dar ou a receber não pode comemorar o natal?
O que significa o natal para você?
Estratégias e recursos da aula
1º momento:
 Introdução à temática sobre o Natal explorando as perguntas problematizadoras. Apresentar curiosidades e histórias sobre a origem do Natal.
2º momento:
Contação de história: A história do Natal(Neon Saxter).
3º momento:
Os símbolos do natal: sino, árvore, Papai Noel, velas, enfeites, luzes etc.
Levar para a sala alguns destes símbolos, pesquisar e explicar o significado de cada um.
4º momento:
Confecção de uma árvore de natal com as crianças.
Aos pés da árvore poderão ser colocados cartões confeccionados pelas próprias crianças ou presentes feitos por elas (brinquedos com recicláveis ou trabalhos manuais que poderão ser trocados entre elas).
5º momento:
Atividades de leitura e escrita envolvendo a temática do natal.
Tentativa de escrita e pseudo-leitura dos símbolos de natal.
6º momento:
Montagem do presépio.
7º momento:
Ceia de natal: a culminância será a ceia de natal, na sala de aula, com o pão e o vinho simbolizando a vida, a morte e ressurreição de Jesus.
Dica de Leitura:
A História do Natal.
Esses são mais do que apenas livros de história.
Eles também encorajam as crianças da pré-escola a se envolverem com a história usando a criatividade e imaginação.
A história do Natal é ideal para ser lida em voz alta.
Depois as crianças poderão dramatizar para amigos, proporcionando uma aventura em sua vida.
Atraentes ilustrações coloridas mostram o que é necessário para brincar com a história do primeiro Natal.
Recursos Complementares
 Providenciar os símbolos natalinos.
 Providenciar os materiais para a confecção da árvore de natal.(bolas de isopor, tinta, papeis coloridos etc );
 Providenciar os materiais para a ceia natalina: forros, tacinhas, suco de uva, pão etc.
 Livro de literatura.
 Cantigas de Natal.
Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.



NATAL,
Um tema e dois gêneros:
texto expositivo e cartões sociais

Autor: Josina Augusta T.Teixeira
Co-autor: Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
OBJETIVOS
Oportunizar aos alunos:
• Ampliarem seus saberes linguísticos para o pleno exercício da cidadania, através da leitura e escrita de textos expositivos e de cartões sociais.
• Informarem-se sobre o significado dos símbolos natalinos.
• Estabelecerem relações sociais interpessoais com os colegas de classe.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
PRÉ-REQUISITOS
Os alunos deverão estar alfabetizados e inseridos no processo de letramento.
Se eles ainda não souberem escrever um cartão social, será uma ótima oportunidade para ensinar-lhes.
Estratégias e recursos da aula
JUSTIFICATIVA
O trabalho com sequências didáticas, quando pautadas por temas prazerosos, coerentes com a realidade dos educandos, propicia aos mesmos uma aprendizagem ativa e globalizada e uma leitura dos textos socialmente veiculados, abrindo-lhes janelas para a participação plena do mundo letrado.
Por outro lado, houve o despertar da escola para a necessidade de se ensinar sistematicamente os gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa.
Esse movimento se justifica plenamente, a partir da afirmativa de que “todo texto se organiza dentro de um gênero, sendo que o gênero abriga as intenções comunicativas que, por sua vez, geram os usos sociais.”
ATIVIDADES
1ª etapa
a) A professora promoverá uma reflexão crítica sobre o Natal e seu significado, os verdadeiros protagonistas dessa festa, o aspecto comercial que dominou o consciente coletivo .
b) Depois, questionará seus alunos sobre outros símbolos que também representam o Natal, deixando que eles exponham seus conhecimentos prévios e troquem informações.
c) Em seguida, distribuirá aos alunos um texto expositivo, contendo os principais símbolos natalinos e seus significados, solicitando-lhes que o leiam em silêncio.



Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII. Com a permissão do Papa, São Francisco montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos.
Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália.


Anjos cantores anunciam uma boa notícia: "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade".
Anjos foram os mensageiros que surgiram nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus. Pela melodia que cantam anunciam um novo tempo.
As canções natalinas são cantadas até hoje nas vésperas de Natal.

A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa.

Os Reis magos foram sábios que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus que havia acabado de nascer.
Algumas lendas dizem que eles vieram da Pérsia e se chamavam: Baltazar, Belquior e Gaspar. Eles trouxeram ouro, incenso e mirra como presentes para o Menino Jesus.


Árvore natalina
A árvore natalina é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas coloridas e, para os cristãos, ela reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.
Uma a lenda conta que havia três árvores próximas aos presépios: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho, que desejavam homenagear o recém-nascido.
A oliveira ofereceu suas azeitonas, e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar.
Lá do alto, as estrela s desceram do céu e po usaram sobre os galhos do pinheirinho, oferecendo-se como presente.

 Cada vela tem um significado especial de acordo com o catolicismo.

Acender velas nos lembra que o Natal é a festa da luz, porque nasceu Jesus Cristo.
Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza.
Para os cristãos, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.

O sino lembra o tempo em que a igreja chamava os cristãos para as funções na igreja com seus toques que podiam ser alegres ou tristes.


d) Exploração oral do texto:
* Dos símbolos apresentados, quais você já conhecia?
* Quem pode explicar para todos nós o significado dos seguintes símbolos de Natal: sino, vela, guirlanda, árvore de Natal, Reis Magos, Estrela de Balém, canções natalinas e presépio? (Alunos diferentes farão as explicações).
e) Leitura oral: os alunos se apresentarão à frente da classe e farão uma leitura oral bem caprichada.
2ª etapa
a) A professora combinará com os alunos a confecção de cartões para os colegas.
Estes serão criados primeiramente no rascunho e, depois de corrigidos pela professora, serão passados a limpo e ilustrados com os símbolos natalinos de sua preferência.
Só não poderão ser usados como ilustração o papai Noel e a árvore de Natal, o que os levará a perceberem outras opções.
b) A escolha dos destinatários será definida por sorteio do tipo “amigo-oculto”, para que nenhum aluno tenha o dissabor de não ser contemplado com um cartãozinho.
c) Os cartões serão entregues em um evento solene, no qual o remetente descreverá seu destinatário para que todos descubram quem ele é.
3ª etapa
a) A professora repetirá o processo de escrita de cartões, oportunizando aos destinatários o agradecimento e a retribuição das mensagens recebidas.
Esses poderão ficar decorando o mural da sala até o último dia de aula, causando expectativa nos alunos.


AVALIAÇÃO
Durante a realização das atividades, a professora auxiliará seus alunos e observará se:
• Compreenderam o texto informativo;
• Leram com fluência à frente da classe;
• Envolveram-se de maneira prazerosa nas atividades;
• Tiveram uma atitude educada na troca de cartões, mesmo quando o seu interlocutor não era alguém do seu ciclo de amizades;
• Fez um trabalho criativo.
• Escreveu bem o gênero “cartões sociais”.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios