BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, outubro 28, 2011

Cores...Cores...> 28/10/11> Aplicando-as

Teoria e Aplicação das Cores
Autor: Juliana G.S.Dias
Co-autor: Eziquiel Menta
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Classificação das cores. • Contraste e Combinação das cores. • Influência das cores (efeito óptico). • Diferenciar cor, luz e cor pigmento.
Duração das atividades
4 aulas
Atividade 1:
Ao preparar a aula o professor pode utilizar como referência o texto “A Cor” (disponível em OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983, p. 234-254.) que aborda a Teoria da Cor em geral, comentando obras de artistas que utilizam cores primárias, secundárias, complementares, cores quentes e frias, matriz, saturação e tonalidades.
Caso o professor não tenha acesso ao livro indicado, é possível encontrar o mesmo conteúdo em alguns sites, como por exemplo:
• Teoria das Cores da Jurema L. F. Sampaio – Ralha que aborda os seguintes temas:
Distinção das Cores, Disco Cromático, Cores Complementares, Cores Análogas, Cores Neutras, Calor das Cores, Efeitos Luminosos, Matiz, Tom, Intensidade e Características das Cores. (Texto


• Teoria das Cores na Wikipedia.

Para iniciar a discussão sobre o tema o professor pode:
• Apresentar a obra: Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer.


Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer
A obra de Vicent Van Gogh apresenta barcos de pesca na praia em Saintes-Maries-de-la-Mer, ao sul da França
Apresentar a fotografia de Ibotirama (Bahia) - Barcos de pescadores e de transporte navegam pelo rio São Francisco, onde estão sendo inicidas obras de revitalização
Foto: Fábio Pozzebom/ABr.
Disponível no site da Agência Brasil em


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/atphoto.2007-06-14.image_media_horizontal.7088003271.jpg

Usando como referência estas duas imagens de barcos de pescadores, questione os estudantes:
■Quais as semelhanças entre as imagens?
■Quais as cores que mais sobressaem?
■Que sensações sentimos ao observar estas imagens?
■Vamos listar as cores das imagens?
■Quais as diferenças entre a pintura e a fotografia?
Trabalhar os textos indicados intercalando com vídeos, instigando a reflexão nos alunos e a percepção da influência das cores.
Nesse momento, o professor pode questionar:
■Quais as cores que eles mais gostam?
■O que significa as cores para eles?
■Quais os objetos (cores) que representam seu estado de espírito.
Por exemplo, se quando estão tristes usam roupas pretas, quando alegres roupas coloridas, superstições com relação ao vestuário nas festas de Ano Novo.
Atividade 2:
É hora de exercitar o conhecimento.
Como sugestão de atividade os alunos podem criar a Roda Cromática de Chevreul utilizando papel A3 e lápis de cor.
Vamos assistir a este vídeo que distingue as cores quentes e frias, disponível em


Atividade 3:
O professor pode propor a exploração do simulador RIVED – Cores.
Com ele, os alunos podem interagir com o conteúdo e ver na prática a combinação das cores.
 Este simulador está disponível em:


Cores
Oriente os estudantes a iniciarem a leitura pelas definições de cores, a acessarem a teoria das cores e os demais links do simulador, além de clicarem em todas as cores da barra inferior, anotando em seu caderno os conceitos considerados mais importantes.
Atividade 4:
Após a exploração individual do simulador, o professor pode retomar a discussão com a turma e verificar se os alunos estão compreendendo os conteúdos abordados através da análise de algumas obras de arte.
Indicamos três opções:
■Algumas imagens do filme “O Fabuloso Destin o de Amélie Poulain&rd quo;
■Os desenhos de Toulouse Lautrec
■As pinturas de Matisse.
1 - “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”
Uma forma interessante de verificar se os alunos estão compreendendo os conteúdos abordados é a discussão sobre algumas imagens do filme: “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” que trata da história de uma jovem que perdeu a mãe na infância e foi criada pelo pai que não expressava afeto pela filha.
Quando adulta encontrou uma caixa de recordações escondida em seu apartamento, e a partir daí resolveu ajudar todos a sua volta.
O ponto de partida para análise do filme é a fotografia, que combina cores primárias e secundárias, cores quentes e frias, combinando o sentimento do personagem com determina das cores.
Confira um vídeo com algumas fotos do filme no site EscolaBR

Ficha técnica do filme e imagens:

2 - Os desenhos de Toulouse Lautrec - 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/link11.jpg

3 - Pinturas de Matisse



É importante o professor ressaltar como os pintores utilizam-se das cores na composição da obra, a formação das cores e linhas e o contraste, as sensações que ela desperta, etc.
Atividade 5:
É hora dos alunos produzirem, aplicarem todo conhecimento adquirido além da sua criatividade. Nesse sentido, a proposta para Atividade será a de produzir um desenho, uma fotografia ou vídeo que represente uma das quatro estações do ano (relembrar a influência das cores no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e nas obras analisadas).
A composição deverá apresentar os seguintes elementos: cores quentes e frias, primárias e secundárias, tonalidades e contrastes.
■A técnica é livre para o desenho: lápis de cor, giz de cera, tinta, pastel, colagem, mas o aluno deve demonstrar habilidade no material escolhido.
 O suporte pode ser em três formatos: desenho tamanho A3 papel 120g
■A fotografia deverá ser no tamanho 15X20cm ou A4, podendo ser utilizada máquina fotográfica comum ou digital, e até mesmo as fotografias tiradas com aparelhos celulares.
■O vídeo deverá ter a duração de 1 minuto.
Consulte os recursos complementares sobre a indicação dos softwares para edição de imagens e vídeos.
Atividade 6:
Nesse momento ocorrerá a troca de experiências e a discussão sobre os resultados. Para isso os alunos utilizaram as seguintes opções:
■Blog, onde deverão postar além da obra finalizada um texto descrevendo seu processo criativo, indicando como utilizou as cores e como foi a experiência de realizar essa atividade: pontos positivos e negativos.
Os alunos deverão visitar o blog dos colegas e postar comentários sobre os trabalhos elencando alguns aspectos identificados: uso das cores e sensações.
O professor também deve visitar todos os blogs e fazer comentários, informando aos alunos se conseguiram alcançar o objetivos da aula, pontos positivos e negativos do trabalho.
Para publicar o resultado da produção dos alunos indicamos o blog multimídia que possibilita a inserção de imagens, áudios e vídeos.

■O edital da sala de aula ou do pátio da escola para expor seus trabalhos.
■Um varal didático para expor os trabalhos, que posteriormente, será transferido para o portfólio individual, construído durante todas as atividades de artes.
Sugestão de Avaliação:
Competências e pesos                                                                                                                   
Uso das cores e criatividade nas combinações (tonalidades, contrastes, escala de cores). 3,0
Uso de cores quentes e frias, primárias e complementares. 3,0
Criatividade na elaboração do desenho. 1,0
Habilidade na técnica escolhida. 1,0
Produção textual sobre o trabalho:
discorrer sobre o uso das cores, a cena, processo de criação, etc. 2,0
Recursos Educacionais
Nome                             Tipo
Cores Animação/            simulação
Recursos Complementares
O Vídeo e a Fotografia, além do desenho, podem ser um ótimo suporte para apresentação do resultado da produção dos alunos, o professor pode usar como exemplo trechos do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e as obras de Toulouse Lautrec e Matisse, para discutir com os alunos o cenário do filme e a influência dele no enredo da história.
Essa atividade envolve o trabalho em equipe, colaboração e autoria.
 Nesse caso, indicamos para elaboração das atividades os seguintes recursos:
Editor de vídeo on-line de forma colaborativa:

E editor de imagens de diferentes formatos, disponível para plataforma Linux e Windows.
No site há dicas sobre o programa e tutorias.:

Para publicar o resultado da produção dos alunos indicamos o blog multimídia que possibilita a inserção de imagens, áudios e vídeos.

Atenção professor, caso seus alunos tenham dúvidas de como criar um blog no SpaceBlog consulte “O Blog da Bia”, e navegue pelos artigos “Criando um Blog partes 1, 2, 3, 4 e 5”.


Avaliação
Inicialmente e durante as atividades o professor deverá deixar claro para os alunos os itens que serão avaliados durante a produção.
Nesse caso, sugerimos a análise das competencias, verifique em Estratégias e Recursos da Aula.
Fonte:
 
Cores
1.Diferença entre luz e cor
2.Cores primárias
3.Cores secundárias

 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios