BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 25, 2011

Música e Afins - Bach/Beethoven> 25/05/11

A MÚSICA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Gilka Silva Pimentel
Co-autor: Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Estrutura Curricular;
Artes Música:
Compreensão da música como produto cultural e histórico
 Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■Possibilitar a interação com a música clássica através das composições de Beethoven e Bach.
■Apreciar as músicas: Sonata ao Luar, a 9ª sinfonia de Beethoven e Tocata e Fuga de Bach.
■Conhecer alguns fatos relativos à infância de Beethoven e Bach.
■Conhecer uma orquestra.
Duração das atividades
Quatro aulas Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Música Clássica de Beethoven e Bach.
■Biografia de Bach e Beethoven.
Estratégias e recursos da aula:
1ª ATIVIDADE
APRECIANDO MÚSICA CLÁSSICA
Para despertar interesse nas crianças leve para a roda a música Tocata e Fuga de Bach.
Acesse o link para ouvir a música.
Após as crianças ouvirem a música pergunte:
■Que tipo de música é essa?
■Se já ouviram músicas tocadas com instrumentos?
■Quem já ouviu falar em música clássica?


Sugira que apreciem a música de olhos fechados para tentar perceber os instrumentos tocados.
Após esse momento, promova um diálogo para que as crianças falem do que imaginaram e sentiram enquanto escutavam Bach.
Vejamos o relato de um grupo de crianças de 5 e 6 anos.
Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN. 2000
 2ª ATIVIDADE
Leia na roda o livro sobre a história de Bach.
Depois proponha a escrita de um texto contando a história da infancia desse compositor.
TEXTO COLETIVO

Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN. 2000.
3ª ATIVIDADE
Esta atividade deverá ser iniciada pela leitura do livro sobre a vida de Beethoven.
Após a leitura dividir o grupo em duplas para escrever sobre a história desse compositor.
Conheça um pouco sobre a vida do compositor


Ludwig van Beethoven não era um dos melhores alunos da escola.
No entanto, quando tocava, ninguém mais se lembrava desse defeito: era só admiração.
As trapalhadas e evoluções do músico são assuntos do livro Beethoven, da Coleção Crianças Famosas.
COLEÇÃO: crianças famosas Editora: Callis.
 

Os livros da coleção Crianças Famosas contam episódios da infância de grandes músicos, pintores, escritores e inventores da História Universal e do Brasil, mostrando sua genialidade precocemente revelada e aproximando-os do público infantil.
Sucesso absoluto do mercado editorial brasileiro, o texto ágil e as ilustrações de extremo bom gosto já cativaram milhares de leitores no Brasil e no mundo.
4ª ATIVIDADE
OUVINDO A 9ª SINFONIA
Ouvir a 9ª sinfonia de Beethoven.
Pedir que escutem em silêncio para depois comentar sobre o que cada um sentiu e imaginou durante a música.
Para esta atividade, registrar a fala das crianças sobre as impressões da música.
Para ouvir a 9ª sinfonia acesse o link e conheça o filme sobre Beethoven.
No segundo momento, leve para a sala de aula a música Sonata ao Luar de Beethoven.
Acesse o link e ouça a música: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=191543
 Proponha para as crianças:
1.Escutar a música de olhos fechados;
2.Escutar a música desenhando.
Promova uma conversa na roda sobre este momento.
Solicite que comentem sobre as duas músicas de Beethoven.
Registre as falas das crianças.
Visite( se possível) uma orquestra da cidade que toque música clássica ou convide um dos músicos da orquestra para vir a sala de aula conversar e tocar algumas músicas de Beethoven e Bach.

Definição sobre orquestra
Uma orquestra é um grupo musical típico da música clássica.
Uma orquestra de pequena dimensão é chamada de orquestra de câmara.
Já uma orquestra de grande dimensão é conhecida como orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica.
A diferença entre estes dois tipos de orquestra é que a filarmônica é fundada pelos integrantes que a compõem, enquanto na sinfônica os integrantes são recrutados através de concurso público.
A origem da palavra orquestra vem do teatro da Grécia Antiga, sendo que este termo indicava a área compreendida ao espaço dedicado ao público (usado pelos dançarinos e instrumentistas) e o palco cênico.
Uma orquestra sinfônica ou filarmônica é formada normalmente por 50 a 100 instrumentistas.
 A orquestra de câmara costuma ter até 40 integrantes.
As óperas também costumam ser acompanhadas por uma orquestra.
Recursos Complementares:
 Consulte o site sobre quem foi Beethoven e conheça algumas de suas abras.
Saiba mais:
O talento de Johann Sebastian Bach é mundialmente conhecido.
O que poucos sabem foi como o menino foi criado por seu irmão, Christophe, quem o ensinou a tocar cravo.
Essas e outras curiosidades compõem o Livro Bach, da Coleção Crianças Famosas.
Avaliação:
Durante o processo de trabalho Perceber:
■Que a música clássica é tocada apenas por instrumentos;
■Atenção, comentários feitos sobre o tipo de música;
■As impressões sobre as músicas de Beethoven e Bach através dos registros escritos
■Verificar através da escrita, do desenho, da fala o que mais chamou atenção sobre a infãncia de Beethoven e Bach.

O grande compositor Beethoven
Autor :Teresa Régia Araújo de Medeiros
Co-autor:Maria de Fátima Araújo
Educação Infantil :Natureza e sociedade:
 Os seres vivos 
 Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
 Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Conhecer os fatos principais da vida deste pianista e compositor.
■Apreciar algumas de suas obras.
Duração das atividades:
Duração de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Os conhecimentos serão construidos durante o desenvolvimento das atividades realizadas.
Estratégias e recursos da aula:
Atividade 1:
O professor poderá levar para a sala de aula uma música de Beethoven para que apreciem e depois perguntar se alguém sabe quem é o compositor.
 Em seguida, o professor propõe a leitura do livro "Beethoven" da coleção Crianças Famosas, cujo contéudo dará oportunidade para que as crianças conheçam um pouco sobre a vida desse grande pianista/compositor.
Poderão elaborar um texto coletivo com alguns dados da biografia de Beethoven.
Site biografia de Beethoven:
Atividade 2:
Ao conhecer dados da vida de Beethoven, as crianças saberão do seu problema de audição e de sua angustia para manter-se compondo, tocando.
Como sugestão poderia convidar para a sala de aula alguma pessoa que apresente deficiência auditiva e que procura estabelecer uma relação com a música.
Fazer uma entrevista com ela procurando saber como é esta relação, como faz para sentir a música, por que o interesse por esta arte etc.
Na ocasião é interessante que se tenha um tradutor de libras.
Outra sugestão seria pesquisar um pouco sobre a história dos surdos, a evolução da comunicação entre eles e com o o mundo:
Como eles eram vistos pela sociedade e como são hoje?
Que recursos tinham para se comunicar e o que têm hoje?
 Que tratamentos são feitos, que cirurgia de implante?
Sites:
Atividade 3:
Realizar um passeio a uma Escola de Música ou Conservatório para conhecer os instrumentos que Beethoven tocava: o piano, violino, violoncelo.
Que as crianças os conheçam de perto e que tenham oportunidade de manusear um pouco cada um deles sob a orientação de um professor de música.
Fonte: 
Ativdade 4:
Convidar músicos que toquem músicas de Beethoven para fazer um pequeno concerto na sala de aula. Aproveita a oportunidade para fazer uma entrevista: quanto tempo que são músicos, por que escolheram tocar esse instrumento, que música de Beethoven mais gostam e por que, como é ser músico na nossa cidade etc.
Pedir que citem as músicas que eles conhecem e juntamente com o professor fazem uma lista.
Dessa lista poderão escolher uma para escutar e apreciar com mais tranquilidade e logo após expressarem seus sentimentos através do desenho e montar um painel com as representações e seus significados escritos.
Mural: expressão através do desenho e palavras após terem apreciado a música "Sonata ao Luar" de Beethoven.
Recursos Complementares:
Texto sobre musicoterapia e surdez: a reação de surdos a instrumentos musicais.
Avaliação:
O aluno será avaliado continuamente, observando sua participação nas atividades realizadas, durante as quais deverá expressar seus conhecimentos sobre a vida de Beethoven, asssim como demonstrar atenção e interesse por escutar e apreciar algumas composições desse músico.
Fonte: Portal doProfessor.
Solte o som!

Autor: LUCIMARA LOPES FRANÇA
Co-autor(es): Edna Ferreira de Pasmo, Elianis Soares de Moraes Aguiar, Maria do Carmo Lopes França, Nicolina Francisca Vieira.
Estrutura Curricular:
Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Conhecer a escala das notas musicais.
Reconhecer alguns instrumentos musicais e os sons produzidos por eles.
Desenvolver a atenção, concentração, memória, percepção e raciocínio lógico.
Duração das atividades:
Duas aulas
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecer instrumentos musicais e os sons produzidos por eles.
Manusear o mouse adequadamente para prosseguir no jogo.
Estratégias e recursos da aula:
1º momento:
A professora conversa com os alunos fazendo levantamento dos instrumentos musicais que eles conhecem, falando obre a composição da escala das notas musicais, apresentando o vídeo: Professor de Música.(http://www.youtube.com/watch?v=J-9GCpXAe-E)
2º momento:
Cada aluno recebe uma folha contendo atividades.
3º momento:
Discussão acerca das atividades, verificando quais estratégias utilizou para responder às questões propostas.
4º momento:
Os alunos são encaminhados ao Laboratório de Informática para realizar uma atividade utilizando um software que consiste num jogo que possibilita o desenvolvimento da atenção, concentração, memória, percepção e raciocínio lógico.
No jogo: Pistas Musicais (www.discoverykidsbrasil.com/jogos/arte/nivel_avancado) , os alunos ( em dupla) selecionam 4 instrumentos arrastando-os para os quadros, em seguida clicam na seta para iniciar o jogo devendo seguir os sons dos instrumentos.
5º momento:
A aula é finalizada com a socialização das experiências individuais, levando em consideração as dificuldades, as estratégias de jogo e a interação da dupla.
Recursos Complementares:
Computador;
Internet;
Revista Nosso Amiguinho;
Avaliação:
Durante o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula e no laboratório de informática, verificar o interesse, desempenho e aplicação dos alunos nas atividades, bem como a interação da cada dupla na execução do jogo.


Notas Musicais
Por Paula Perin dos Santos
Notas musicais são sinais que representam a altura do som musical.
Apesar de serem inúmeros os sons empregados na música, para representá-los bastam apenas sete notas:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI
O conjunto das sete notas sucessivas, com a repetição da primeira, chama-se escala, que pode ser ascendente ou descendente.
 Por exemplo, a escala de Sol envolve as seguintes notas ascendentes: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol e descendentes: Sol, Fá, Mi, Ré, Dó, Si, Lá, Sol.
Estes monossílabos indicadores da altura do som foram introduzidos por Guido d’Arezzo, usados predominantemente em línguas latinas e correspondem as sete letras (sistema alfabético introduzido pelo Papa Gregório Grande, ± 540 d. C.) usadas em inglês, alemão, grego, etc.
Dó – ré – mi – fá – sol – Lá – si
C – D – E – F – G – A – B (inglês)
C – D – E – F – G – A – H (alemão)
Obs: A letra “B” representa a nota “si” em inglês; no alemão, a letra “B” representa a nota “si bemol”, e o “si” é representado por “H”.
Das quatro características do som, a altura é a mais importante.
Ela é determinada pela freqüência das vibrações, ou seja, se o som tiver poucas vibrações, teremos um som grave, se o som tiver muitas vibrações, teremos um som agudo.
Na escrita musical, a altura é representada pela posição da nota no pentagrama e pela clave.
As notas dispostas em alturas diferentes e em ordem sucessiva, num sentido horizontal, resultam em melodia. Quando as notas estão em alturas diferentes, mas em ordem simultânea temos os acordes, que são a base da harmonia.
As notas são representadas graficamente com sinais na forma oval que, dependendo da posição em que estiverem escritas no pentagrama, indicarão os sons mais graves ou mais agudos.
Pentagrama ou pauta musical é o conjunto de cinco linhas paralelas e horizontais e quatro espaços entre elas, onde escrevemos as notas musicais.
Contamos essas linhas e espaços sempre de baixo para cima.
Como só o pentagrama não é suficiente para exprimir todos os sons musicais, pois nele só cabem nove notas, foram criadas as linhas suplementares, que são curtos segmentos de linha horizontal que atuam como uma extensão do pentagrama, mantendo o mesmo distanciamento das linhas da pauta normal.
Quando essas linhas são colocadas acima do pentagrama, elas representam os sons agudos.
Abaixo do pentagrama, representarão os sons graves.
O nome da nota no pentagrama é determinado pela clave, que é um sinal colocado no início do pentagrama que dá o seu nome à nota escrita em sua linha.
Existem sete claves, representadas pelas figuras – Sol, Fá e Dó. Por exemplo: a Clave de Sol assinalada na 2ª linha significa dizer que o nome da 2ª linha será “sol”, então o 2º espaço será “lá”, a 3ª linha será “si” e assim por diante.
 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios