BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, janeiro 23, 2016

Peixinho dourado vai passear>Atividade literária>23/01/2016



Peixinho Dourado vai passear une dois assuntos cativantes para as crianças: animais e fantasia.
 A narrativa leve é carregada de significados e coloca o leitor/ouvinte em contato com os temas “cidadania” e “ética”, importantíssimos para seu desenvolvimento. 
Além disso, as ilustrações desse paradidático, lúdicas e com cores chamativas, estimulam o imaginário infantil.  
Sugestão
Antes de tudo, prepare a sala de aula de maneira que surpreenda e desperte a curiosidade dos alunos.
Crie um ambiente que estimule a imaginação, levando-os a sentir-se dentro do mundo aquático de Peixinho Dourado.
 Uma sugestão é estender no chão um plástico ou TNT azul para simular a água do mar com seus movimentos; espalhar no “mar” papéis coloridos para representar algas marinhas e bonecos para simbolizar animais dos oceanos; colocar nas paredes de toda a sala de aula figuras desses mesmos animais, recortados de revistas ou desenhados. 
Se usar desenhos, faça peixinhos, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, entre outros, e disponha-os suspensos no teto, como móbiles, ou cole-os na parede. 
Prepare também uma trilha sonora de praia e/ou oceano, com sons de baleia e outros animais marinhos, o que ajudará ainda mais na ambientação desejada.
 Peça aos alunos que entrem na sala de aula, observem as novidades e se sentem em círculo sobre o plástico ou TNT azul. 
Pergunte-lhes o que acham do espaço ambientado, que animais reconhecem e em que lugar foram colocados. 
Em seguida, fale a respeito de um peixinho bem pequeno e dourado que vivia com a família lá no fundo do mar e que hoje eles conhecerão a história cheia de aventuras desse peixinho. 
Debaixo do plástico ou TNT azul, pegue o exemplar do livro e mostre a capa à turma.
 Pergunte:
 Quem é o peixe de cor dourada e onde ele está? 
Onde será que ele vive e com quem vocês acham que ele mora?
 Será que ele gosta de passear? 
O que será que ele está pensando agora? 
Comente também que o livro foi escrito por uma pessoa, a autora Therezinha Casasanta .
É muito importante que as crianças se familiarizem com os escritores e ilustradores e entendam que eles criam as histórias que lemos. 
Espera-se, nessa etapa, que os alunos se sintam bem estimulados a conhecer as aventuras de Peixinho Dourado.
Inspire-se na sonoridade tranquila do fundo musical escolhido para pontuar a leitura.
O livro de Therezinha Casasanta dialoga bem com uma leitura mais pausada, por isso explore as repetições e rimas que representam o movimento do peixinho nadando ou das ondas do mar. 
Isso é importante para os alunos perceberem intuitivamente que a leitura de um livro inclui vários elementos, como musicalidade e poesia.
 Enfatize, por exemplo, trechos como estes: 
“Numa bela manhã de sol, o peixinho saiu para passear./ Ia contente, a nadar, nas águas verdes e azuis do mar.” (p. 8); “Peixinho Dourado foi rolando, rodando, rolando.../ Foi subindo, subindo, subindo, até que chegou lá no alto, junto à praia.” (p. 11); “Ele foi rodando, rolando, rodando... Foi descendo, descendo, descendo...” (p. 18). 
Utilize a entonação da voz e a postura corporal para dar a ideia não só do percurso crescente (da subida) ou decrescente (da descida) mas também do movimento corporal do peixinho nas águas do mar. 
Apesar de fazer uma leitura amena, não pare em cada página para dar explicações nem se detenha na apresentação das imagens, pois isso pode tirar a graça da narrativa e prejudicar a capacidade de concentração dos alunos, que ainda é frágil nessa faixa etária. 
Deixe que observem as ilustrações em um segundo momento, a sua escolha. 
Observe, neste livro, que alguns trechos narrativos pedem uma voz de suspense: 
“Já estava bem longe, quando um vento forte começou a soprar” (p. 10); ou de entusiasmo: “— Oba! — gritou Paulinho. — Olhe o que achei! Um douradinho!” (p. 12), por exemplo. 
Ao terminar a leitura, dê um tempo aos alunos para refletirem e sentirem as emoções da experiência que tiveram.
 É possível que alguns tenham se deitado para escutar melhor, embalados pela sonoridade do ambiente; em seguida, retome o bate-papo.
Ampliando o tema, vejam

Atividades
AQUI
AQUI
Livro: AQUI
A história...
Peixinho dourado vivia tranquilo com sua família no fundo do mar, mas resolveu um dia arriscar-se a nadar mais longe. Foi parar na praia, onde as crianças o recolheram e o puseram no aquário. 
Pobre peixinho... mas tudo volta a ser como antes e peixinho dourado agora tem muito a contar sobre suas fantásticas aventuras. 
Trabalha os perigos que estão a volta, e a precaução ao sair sozinho.

Projeto fundo do mar
AQUI

Mais peixes
AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios