BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Conhecendo a África - 16/02/10

Conhecendo a África do Sul
Leitura informativa

Que a Copa do Mundo de 2010 será sediada pela África do Sul, todos já sabemos. Mas esse país ainda é muito desconhecido por muitos de nós.
Por isso, a gente do Copa na África 2010, resolveu mostrar um pouco da cultura, costumes e curiosidades dessa nação quem em menos de 3 anos será o centro das atenções de todo o Mundo.

Onde fica a África do Sul?
A África do Sul se localiza no extremo sul do continente africano, onde os oceanos Atlântico e Índicos se encontram.

Como é a África do Sul?
Ao contrário do que muitos possam imaginar, a África do Sul tem cidades com estradas, energia elétrica, edifícios, congestionamentos e muitas outras características de um país de primeiro mundo. É a nação mais avançada da África, e também a base da sua economia.
Para se ter uma idéia, 2/3 da eletricidade da África, é gerada na África do Sul. 40% dos telefones do continente, também se encontram no país. E 20% do ouro do mundo e 77% da platina, são extraídos de lá.

Há leões pelas Ruas?
Também diferente do que muitos podem pensar, a resposta é não. Para poder ver leões, elefantes, zebras, rinocerontes e outros animais, você pode visitar parques e áreas de vida selvagem que existe pelo país, como o imenso e magnífico Parque Nacional Kruger.

Qual o Idioma falado na África do Sul?
Na África do Sul é falado o Inglês, que é a língua usada nas cidades, no comércio, nos bancos sul-africanos, na política, nos símbolos de trânsito e nos documentos oficiais sul-africanos, o Africâner, derivado do holandês e também várias línguas nativas, tais como o Zulu, o Xhosa e o Tsonga.

Como chegar a África do Sul
A maneira mais apropriada para chegar a África do Sul é de avião. O país conta com dez aeroportos internacionais, operados pela Companhia de Aeroportos da AS, distruibuídos por algumas das suas principais cidades. Ao ano, são registrados uma média de 200mil vôos que levam cerca de 23milhões de passageiros.

Como chegar de uma Cidade Sede a outra?
Todas as Cidades Sedes são ligadas por rotas aéreas e ferroviárias. A África do Sul conta também com companhias de ônibus de turismo de primeira classe, proporcionando um transporte muito confortável em suas viagens. Outra ótima alternativa seria alugar um carro ou motocicleta, pois o país conta com uma excelente infraestrutura rodoviária.

Qual é a moeda corrente da África do Sul?
A unidade monetária sul-Africana é o rand - que vale aproximadamente 0,7 centavos de dólar(ver conversor de moedas). O rand é dividido em 100 centavos. Existem moedas de 5c, 10c, 20c, 50c, R1, R2 e R5 e notas de R10, R20, R50, R100 and R200. Devido a favorável taxa de câmbio entre a moeda sul-africana e a de muitos outros países, a África do Sul se torna um destino muito barato para se fazer turismo.

Falaremos dessa vez algumas curiosidades sobre a culinária na África do Sul:

O que não tem na África do Sul?
Na África do Sul tem de tudo, desde frutos do mar, carne de caça, frango e até mesmo os fast-food’s famosos, como Mc Donald’s. Lá, a carne bovina é cara, portanto não pode ser encontrada com tanta facilidade, porém não deixa de ser uma opção.

O que mais tem na África do Sul?
O tempero Curry é o mais utilizado nos alimentos, é uma mistura de açafrão-da-índia (curcuma), cardamomo, coriandro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela e tem um sabor picante, assim como a pimenta.

O que vou comer na África do Sul?
Com certeza alguém que vai à África do Sul vai experimentar a “Papa”.
O principal acompanhamento da região é feito de farinha de milho e água, possui uma forma consistente e acompanha tudo, desde macarrão até frango.
A “Papa” possui um alto valor nutricional e baixo custo, o que ajuda para que os nativos tenham um porte físico bem desenvolvido .

E a comida típica?
A África do Sul é um país de diversas origens, culturas, línguas e credos e sua culinária não poderia ser diferente: variada, exótica e muito saborosa.
Os mais corajosos podem experimentar desde um lombo de jacaré, até cabeças de carneiros e larvas de insetos fritas. Para os mais conservadores, há uma variedade de comidas nativas como carne salgada, torda de carne com batatas e língüiças feitas a mão, grelhadas diretamento ao fogo.
Você pode encontrar também pelas ruas, muitos restaurantes de diversas nacionalidades, como italinos, marroquinos, franceses e muitos outros.

E pra beber, o que tem?
Vinhos! Os vinhos da África do Sul são de alta qualidade e possuem reconhecimento internacional. Não se pode deixar de experimentar o Pinotage, um dos mais procurados da região.
Outra opção é a Amarula, um licor feito da Marula, uma fruta sul-africana. A Amarula é reconhecida mundialmente, assim como os vinhos da região.

E se eu não gostar da comida de lá?
Como resultado da proximidade com a Europa, além da colonização diversificada, a culinária africana mistura aspectos de diferentes países, ou seja, a variedade por lá é grande, desde comidas portuguesas até os lanches de frango, encontrados nos fast-food’s em toda esquina.

Fuso Horário
A África do Sul está a 2 horas adiantada em relação ao Meridiano de Greenwich, logo, está 5 horas a frente do Brasil. Quando é 12 horas no Brasil, já são 5 horas na África do Sul.

Quanto tempo leva para chegar
Uma viagem saindo de São Paulo, e chegando em Johanerburgo, que tem o maior aeroporto da África do Sul, demora aproximadamente 8 horas de avião.

Passaportes e vistos
Não é necessário ter visto para os brasileiros entrarem na África do Sul, sendo o certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela e uma página inteira de passaporte em branco, para o selo de entrada do país, o suficiente.

Gorjeta pelos serviços
Nos restaurantes sul-africanos não é cobrado taxa por serviços, mas é de costume deixar um valor de 10 a 15% do total pago, como gorjeta para o garçom. Um costume também apreciado por lá, é deixar algumas moedas para funcionários de postos e estacionamentos.

Taxas
Na maioria das compras feitas na África do Sul, é cobrado um imposto de valor agregado, o VAT. Os turistas estrangeiros podem ser reembolsados desse imposto se apresentar os recibos da compra e as mercadorias no aeroporto, no dia da volta da viagem, desde que o valor total da compra ultrapasse os R$250,00.

Para dirigir
Somente visitantes portadores de uma carteira internacional de habilitação podem dirigir na África do Sul. A violação da lei acarreta em multas e interrupção da viagem. Outro item obrigatório é o uso do cinto de segurança.

Água e alimentação
Como dito acima, o tratamento de água da África do Sul está entre as melhores do mundo, e a água de torneira pode ser bebida sem preocupação pois está livre de microorganismos prejudiciais. A higienização em restaurantes e hotéis é de auto nível, e você poderá comer tranqüilamente frutas e saladas frescas, sem precisar se preocupar com contaminações.

Malária
Um programa extensivo de prevenção da malári desenvolvido pelo governo vem contribuindo para a diminuição do número de casos de malárao no país. Medidas como o uso de repelentes e de mosquiteiros são essenciais se protejer contra o mosquito transmissor. O risco de contrair a doença é maior nos meses de temperaturas quentes, ao anoitecer e amanhecer, mas recomenda-se que a prevenção seja mantida durante todo o ano. Hoje em dia a incidência da doença no local é muito pequena.

Vacina obrigatória
Ao chegar na África do Sul, estrangeiros que vêm de regiões com incidência de febre amarela devem mostrar um certificado válido de vacinação contra a doença. Essa regra não se aplica a crianças com menos de um ano de idade.

Cuidados médicos e hospitalares
Mais uma vez a África do Sul se destaca entre as melhores do mundo, quando o assunto é especialidade médica. Em todo mundo, há requisição de médicos treinados no país. Tanto hospitais públicos quanto privados espalhados pela nação oferecem serviços de ótimas qualidades, lembrando que para hospitais privados é necessário ter um seguro médico que cubra suas despesas.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios